28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13m - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 2 |
22043 - A PRÁTICA DA PESQUISA DE CAMPO: EXPERIÊNCIA DE DISCENTES INGRESSANTES BRENDA STÉPHANY GALANTINI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/UFMT, JACKSON SOUZA BENDER - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/UFMT, JANESSA CAROLINA DALLA CÔRT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/UFMT, LAYMARI SILVA PEREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/UFMT, LORENA ARAUJO RIBEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/UFMT, REGIANE NOVAIS DA SILVA REIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/UFMT
Período de Realização Relato de experiência realizado entre julho de 2017 à dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Os benefícios da inserção de acadêmicos de enfermagem em projetos de pesquisa logo nos primeiros semestres do curso de graduação.
Objetivos Relatar as experiências proporcionadas pelo desenvolvimento e execução da pesquisa de campo, enfatizando os benefícios para a aprendizagem de ordem prática e teórica de estudantes ingressantes;
Metodologia Os acadêmicos participaram do planejamento e execução da coleta de dados de um projeto de pesquisa cujo objetivo foi avaliar a Estratégia de Saúde da Família do município de Rondonópolis (MT) frente aos atributos essenciais e derivados da Atenção Primária a Saúde. Foram entrevistados 59 médicos e enfermeiros e aproximadamente 383 usuários adultos distribuídos em 35 Unidades de Saúde da Família (USF). O instrumento utilizado para coleta foi o PCATool-Instrumento de Avaliação da Atenção Primária.
Resultados A prática da pesquisa possibilitou aos discentes implementar conteúdos abordados nas disciplinas, especialmente aqueles relacionados a compreensão do Sistema Único de Saúde (SUS). O contexto dos serviços permitiu aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades essenciais como a ética, a comunicação e a interação com diferentes atores sociais, além da apreensão, logo nos primeiros momentos do curso, de aspectos relevantes acerca da organização dos serviços e da rede assistencial em saúde.
Análise Crítica Dentre os pontos positivos observou-se o crescimento dos discentes perante as disciplinas, o aumento de interesse para o exercício da pesquisa e para a aquisição de conhecimentos relacionados à sua prática, além de promover o exercício de cidadania ao patrocinar a interação entre a academia e a comunidade. A dificuldade percebida está em conciliar as atividades de pesquisa com as elevadas cargas horárias exigidas pelas disciplinas dos cursos graduação integral.
Conclusões e/ou Recomendações A iniciação dos discentes em projetos de pesquisa despertou nestes a autonomia, a liderança, a capacidade e disposição para dialogar com os diferentes agentes sociais, além de fomentar o pensamento crítico-reflexivo para perceber os contrastes entre o teórico e o empírico, sendo assim, capazes de recriar novas realidades.
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