28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13m - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 2 |
21525 - ESTÁGIO DE FONOAUDIOLOGIA INSTITUCIONAL I: EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE CONTROLE DE TABAGISMO DE NOVA FRIBURGO GILSON SAIPPA DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, BIANCA MAIA CURTY - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, BRUNA AMARAL ROMANO DE SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, PRISCILA APARECIDA PEREIRA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, RAYSSA NOGUEIRA OUVERNEY - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, TAIANY GONÇALVES SOARES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, YASMIN DA SILVA SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Período de Realização O estágio ocorreu semanalmente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) entre agosto e dezembro de 2017.
Objeto da Experiência O grupo recebe usuários de várias partes da cidade com o objetivo comum de cessar o tabagismo, permitindo uma rica troca de experiências.
Objetivos O estágio tem por objetivos a construção de práticas pedagógicas em saúde que tenham estudantes como sujeitos de sua própria formação, com estímulo às dinâmicas de trabalho em grupos e atuação em equipe com respaldo dos conhecimentos da área fonoaudiológica.
Metodologia A atuação de promoção de saúde e prevenção do tabagismo se deu por meio de observação de anamneses, escuta atenta nas reuniões estruturadas, realização de dinâmicas nas janelas das reuniões quinzenais e condução das reuniões mensais do grupo de controle de tabagismo. As estagiárias estavam sempre acompanhadas por um professor supervisor e dois profissionais da UBS, sendo uma fonoaudióloga e um psicólogo. O estágio ocorreu em dois grupos da UBS. Cada grupo possuía em média 12 usuários.
Resultados As práticas desenvolvidas no estágio tiveram impacto tanto na formação das estagiárias, que puderam observar, intervir e adquirir conhecimentos e habilidades, quanto no trabalho realizado com o grupo. Os profissionais receberam auxílio durante as secções em grupo por parte das estagiárias e definiram, em equipe, os planejamentos para as janelas e discutir casos e resultados de cada secção. Além disso, os usuários contaram com acolhimento e incentivo extra para cessação do tabagismo.
Análise Crítica Durante o período de realização do estágio foi possível vivenciar a importância do trabalho multidisciplinar na cessação do tabagismo, pois cada profissional pode contribuir no processo de Educação em Saúde para ajudar os usuários durante este período de mudança de hábitos. As dinâmicas executadas durante os grupos levaram conceitos e metáforas para a vida real, colocando o usuário no papel de construtor de ideias, o que contribuiu ainda mais com a troca de experiências que o grupo proporciona.
Conclusões e/ou Recomendações A presença das estagiárias de fonoaudiologia no grupo de controle de tabagismo proporcionou conhecimentos por meio da observação e da ação e o desenvolvimento de habilidades e atitudes que contribuíram para a formação de fonoaudiólogos aptos a enfrentar os desafios da saúde pública. Desse modo, torna-se necessário o incentivo aos estágios com grupos de controle ao tabagismo no âmbito fonoaudiológico, bem como sua ampliação para outros cursos.
|