28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13l - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 1 |
28501 - PERSPECTIVAS HISTÓRICAS PARA AS APRENDIZAGENS EM SAÚDE CRISTIANE NUNES PEREIRA - UERGS, CAMILA ALVES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS, VANIA ROSELI CORREA DE MELLO - UERGS
Período de Realização A experiência aqui apresentada se desenvolveu nos meses de março a dezembro dos anos de 2016 e 2017.
Objeto da Experiência Realização de visitas técnicas a instituições de saúde e demais dispositivos da rede intersetorial de Porto Alegre e Viamão no Rio Grande do Sul.
Objetivos Ampliar conhecimentos acerca da história e atuação dos locais visitados, estabelecendo relações entre seu percurso institucional e os avanços e desafios presentes na implementação da política pública de saúde. Analisar criticamente suas influências na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Metodologia Visitas técnicas a instituições de saúde realizadas preferencialmente aos sábados visando atender os alunos dos turnos noturnos, trabalhadores da rede de saúde e comunidade em geral. A divulgação se deu através de e-mails, redes sociais e abordagem pessoal. Durante as atividades o grupo é recebido e acompanhado por profissionais de diferentes áreas: historiador, psicóloga, museóloga, enfermeira, administradora, assistente social, professor de geografia, médico e/ou outros.
Resultados Este projeto de extensão tem apresentado uma procura bastante expressiva em suas duas primeiras edições com um total de 120 pessoas inscritas. Um número significativo (87%) é formado por estudante ou trabalhadores das mais variadas áreas: enfermagem, psicologia, serviço social, políticas públicas, administração, história, farmácia, saúde coletiva, odontologia, ciências sociais, agentes comunitários de saúde, residentes e trabalhadores em saúde mental entre outros.
Análise Crítica Conhecer as instituições de saúde em sua perspectiva histórica e atual possibilita o entendimento ampliado acerca do significado e repercussão das diferentes concepções de saúde e o modo com se expressam, apontando para os desafios de aprender com a história, para entender o presente e modificar o que ainda está por vir. A possibilidade de percorrer outras trilhas, diferentes daquelas que estamos habituados, nos desafiam a novos aprendizados e conexões.
Conclusões e/ou Recomendações As atividades realizadas durante as visitas incluem conhecer o espaço físico, as instalações, a arquitetura e o acervo pertencente aos memoriais das instituições tais como objetos, fotografias e registros das diferentes épocas e modos de conceber os conceitos de saúde e doença que não são possíveis no espaço da sala de aula. Assim, apostamos na potência da extensão universitária e na integração e circulação de diferentes saberes e práticas.
|