28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13l - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 1 |
27629 - PROJETO VER SUS(MORENO/PERNAMBUCO) 2018/2019: EXPERIENCIAR E REDESCOBRIR O SUS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA THALES WILLYS DO NASCIMENTO GOMES - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU, MARIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE DE OLIVEIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
Período de Realização A experiência no projeto VER-SUS(Moreno-PE) ocorreu no período de 25
de janeiro a 3 de fevereiro.
Objeto da Experiência Tem como principal objeto de experiência, o período de vivência na zona
rural no município de Moreno-PE e nos seus dispositivos de saúde no meio
urbano.
Objetivos Apresentar o projeto de “Vivências e Estágios na Realidade do SUS
“(VER-SUS), como um meio de formação interdisciplinar e multiprofissional de
profissionais protagonistas no processo de construção de um SUS popular e
democrático, frente a atual conjuntura social e política do Brasil.
Metodologia O projeto VER-SUS foi composto por 36 viventes; sendo 6 deles
facilitadores. Todos inseridos nas dependências do Assentamento de Reforma
Agrária Luiza Ferreira, na zona rural do município de Moreno-PE. O processo de
construção, se deu através de atividades teóricas, práticas e experienciais
pautadas em três módulos temáticos: Como funciona a sociedade; Redes de
atenção à saúde; Papel do sujeito na sociedade, em que foram realizadas
leituras, debates, místicas e visitas a dispositivos de saúde.
Resultados O processo de imersão no VER-SUS possibilitou uma prática
multidisciplinar entre estudantes de diferentes áreas da saúde, prática que ainda
não é comum nas universidades. Aproximando os estudantes universitários do
cotidiano de quem vive a saúde pública no Brasil, profissionais, gestores e
usuários do sistema de saúde. Acresce também, o fato do projeto ter ido além
do processo formativo, instigando os seus participantes a adotarem uma postura
ativa na luta por um SUS democrático e popular.
Análise Crítica No Brasil é perceptível que o ensino superior na área de saúde ainda
apresenta um modelo voltado a compartimentalização de conteúdos e numa
transmissão vertical de conhecimento. (CARVALHO; CECCIM, 2006). Que
atrelado as iniquidades e os cortes no financiamento do sistema de saúde brasileiro acabam por fragilizar o SUS. É nesse contexto, que se faz importante
a execução de projetos que reúnem sujeitos de diferentes áreas da saúde e
fortalece o Sistema Único de Saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Dessa forma, é perceptível que o projeto VER-SUS atua
significativamente na aproximação dos viventes a saberes que não são
comtemplados no currículo acadêmico. Tornando-os sensíveis e inquietos a
realidade de grupos sociais que muitas vezes são marginalizados socialmente.
Preparando-os para lutar de forma organizada por um SUS cada vez mais
universal, integral e equânime. Afinal, como afirmou o sanitarista Gastão
Wagner: “A esperança somos nós.”
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