28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13l - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 1 |
26961 - CLÍNICA DOS AFECTOS: A AFIRMAÇÃO DA ÉTICA, DA ESTÉTICA E DO POLÍTICO – UMA EXPERIÊNCIA NO CAMPO DA EXTENSÃO VALÉRIA DO CARMO RAMOS - UFF, SÔNIA NOGUEIRA LEITÃO - UFF, MAXIMUS TAVEIRA SANTIAGO - UFF
Período de Realização Esta experiência aconteceu na Universidade Federal Fluminense, por nove anos, concluída em 2017
Objeto da Experiência Prática do cuidar em saúde de profissionais do Hospital Universitário Antônio Pedro, de 2008 a 2017, tomada como dispositivo de produção de pensamento
Objetivos Operar o campo da extensão, através da Filosofia e da Arte, de modo a: pôr em variação a produção hegemônica do conhecimento que inscreve aquela produção do cuidar em saúde e acolher as interrogações e sofrimentos, advindos das práticas dos profissionais do Hospital Universitário Antônio Pedro
Metodologia O processo metodológico foi construído a partir de três princípios. O da indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa. A experiência aconteceu por meio de um curso de extensão e desdobrou-se numa pesquisa, a partir de problema construído no referido curso. Da transdisciplinaridade: sob o vértice da Filosofia da Diferença e da Arte Menor, a prática e a formação daqueles profissionais foram agudamente problematizadas. E o da experimentação: por meio do cinema, literatura e teatro
Resultados A cada ano havia uma variação nos participantes do curso. No entanto, uma parte bastante expressiva atravessou os nove anos da experiência. A cada ano, grande parte dos participantes conseguiu se apropriar da Filosofia e da Arte e construir outros olhares acerca de si e de suas práticas do cuidado em saúde, compreendendo de modo mais agudo e heterogêneo a relação entre os seus processos de subjetivação, práticas de cuidado e as relações de poder presentes nas dinâmicas macro e micropolíticas
Análise Crítica A metodologia usada para operar o curso mostrou-se como uma grande positividade na construção da experiência. A composição dos três princípios funcionou como a condição de realidade para a produção de uma outra imagem de pensamento, um pensamento menor e sem imagem, afectivo e imanente, que nada tem a ver com aquisição de conteúdo, mas com experimentação, capaz de ultrapassar as insuficiências de nossos dispositivos epistemológicos e metodológicos dominantes no campo da Saúde Coletiva
Conclusões e/ou Recomendações A formação em saúde tem se esquivado de enfrentar o problema do cuidar em saúde. Esse ato, de natureza relacional, jamais se dissocia de um saber e cuidar de si; portanto, de uma vida qualificada, criativa e livre, tanto do profissional quanto do usuário. Ato que exige outra forma de conhecer, com outros mecanismo de funcionamento, outras modalidades semióticas. Certa Filosofia e Arte têm-se mostrado fortes dispositivos nessa construção
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