28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13l - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 1 |
25252 - PROJETO VERSUS: A IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO PARA O SUS CAROLINA RIBEIRO ANELE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS), KAROLINE ZADORAZNY DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF)
Período de Realização A experiência ocorreu no período de 14 a 23 de julho de 2016.
Objeto da Experiência O município de Passo Fundo está localizado no interior do norte do Rio Grande do Sul e é considerado a cidade polo de saúde na região sul do país.
Objetivos Relatar a experiência da edição Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VERSUS) Passo Fundo 2016/2 e sua contribuição na formação de estudantes para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Metodologia Trata-se de um relato de experiência da edição de inverno VERSUS em uma cidade do sul do país, com alunos de graduação e residentes. Os participantes foram recrutados por meio de um questionário online com questões referentes ao entendimento do SUS e ao perfil do candidato. O VERSUS Passo Fundo 2016/2 foi promovido pelo Coletivo pela Saúde NOSSUS e pelo PET SaúdeGraduaSUS, com contribuição da Universidade de Passo Fundo. O VERSUS é um projeto do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida.
Resultados O grupo era composto por 22 participantes (4 facilitadores e 18 viventes) de diversos locais e cursos da saúde. Foram realizadas 20 visitas em diferentes espaços de atuação do SUS. Diariamente, realizavam-se discussões acerca das experiências vivenciadas, com participação de convidados pela organização. Ao final da vivência elaborou-se um relatório geral com o parecer dos viventes, como devolutiva para os Gestores locais, com apontamentos sobre as potencialidades e problemas identificados.
Análise Crítica Para integração do grupo, eram realizadas dinâmicas diariamente, que favoreceram a atuação conjunta dos participantes e o acolhimento entre si. A experiência promoveu uma imersão nos diferentes espaços do SUS, conhecendo o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, bem como o entendimento dos princípios e diretrizes que orientam o sistema de saúde. Ademais, a vivência fomentou diálogos que fortaleceram a percepção dos alunos enquanto atores sociais e agentes políticos.
Conclusões e/ou Recomendações O VERSUS possibilitou o conhecimento das potencialidades e fragilidades do SUS que, por vezes, não são vivenciadas durante a formação em saúde. O debate sobre o modelo de atenção biopsicossocial em saúde proporcionou a identificação do indivíduo enquanto sujeito. A partir da experiência, os participantes do VERSUS tornam-se agentes de transformação, com uma visão integral do sujeito e uma formação voltada para os princípios e diretrizes do SUS.
|