28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13l - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 1 |
24507 - EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE NUTRIÇÃO EM CAPACITAÇÃO SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR COM METODOLOGIA DIFERENCIADA VIVIAN DOS SANTOS NEVES - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, MIRIÃ DE ALMEIDA VIEIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, WANESSA NATIVIDADE MARINHO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, DÉBORA KELLY OLIVEIRA DAS NEVES - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, JULIANA ALVES MECKELBURG - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, SÔNIA REGINA DA CUNHA BARRETO GERTNER - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Período de Realização Desenvolvido na Fiocruz em janeiro de 2018, com carga horária de 32 horas.
Objeto da Experiência Manipuladores dos Serviços de Alimentação e Nutrição da Fiocruz, no município do Rio de Janeiro.
Objetivos Relatar o processo de formação das Acadêmicas de Nutrição, através da participação em capacitação de profissionais manipuladores de alimentos.
Metodologia A cada aula, construiu-se um relato com as observações das acadêmicas a respeito da aprendizagem dos participantes em relação a metodologia aplicada. A partir disso, foram elaborados portfólios individuais pelas acadêmicas com o intuito de expressar suas percepções a partir da capacitação. O aprimoramento ocorreu por meio de dinâmicas na qual o manipulador percebia o seu papel na promoção da saúde, com abordagem de assuntos que reforçavam a sua importância.
Resultados Ambos os portfólios evidenciaram que até mesmo os trabalhadores com ausência de escolaridade formal apresentaram conhecimento prévio acerca dos assuntos abordados devido ao seu processo trabalho. Os manipuladores mostraram-se bastante participativos nas atividades, principalmente as práticas, nas quais eles eram os protagonistas da ação. Entretanto, em aulas com conteúdo denso alguns participantes demonstraram-se dispersos. Em geral, a capacitação foi bem avaliada pelos manipuladores.
Análise Crítica A presença de acadêmicas durante a capacitação propiciou a troca de experiência teórico-prática, contribuindo com o aprendizado de todos os envolvidos. A capacitação inovadora permitiu uma abordagem além das noções básicas, a disponibilidade para retirada de dúvidas, o compartilhamento de experiências e a execução de atividades práticas devido a sua maior carga horária. “O curso é mais evoluído que os outros que eu fiz”(G.J). “Me senti tocada por saber a importância do nosso trabalho”(E.O).
Conclusões e/ou Recomendações A participação na capacitação e elaboração dos portfólios pelas estudantes de Nutrição foi benéfica para o processo de aprendizagem, evidenciando que a metodologia ativa contribui para a formação de profissionais conscientes de sua importância na promoção da saúde e de questões relacionadas ao trabalho e ao ambiente.
|