28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13l - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 1 |
23100 - EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NO DESENVOLVIMENTO DO PETGRADUASUS: FORMAÇÃO INTEGRAL NA ÁREA DA SAÚDE SIMONE BEATRIZ PEDROZO VIANA - UNIVALLI, ELOYSA NEZELLO MOSIMANN - UNIVALI, THAÍS FÁVERO ALVES - UNIVALI, CLARICE APARECIDA MUNARO - UNIVALI, ANGÉLICA GARCIA COUTO - UNIVALI, MARA LÚCIA PAMPLONA - UNIVALI, ANA PAOLA BONATTI DUARTE DE MEDEIROS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - ITAJAÍ
Período de Realização A experiência relatada se refere ao período de 2016 a 2017.
Objeto da Experiência A experiência se relaciona com a política nacional indutora para a formação de recursos humanos na área da saúde, apoiada pelo Ministério da Saúde.
Objetivos Relatar a experiência da Universidade do Vale do Itajaí no desenvolvimento do PET-Saúde/GraduaSUS ao longo dos anos de 2016 e 2017, reiterando seu protagonismo na busca pelo fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade e na luta pela defesa da saúde e do Sistema Único de Saúde.
Metodologia Participaram 1135 acadêmicos da graduação, dos períodos iniciais dos onze cursos do Centro de Ciências da Saúde, docentes da Universidade do Vale do Itajaí, bolsistas, e profissionais da rede de atenção em saúde, do município de Itajaí (SC). Os atores compartilham conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde, a partir da implementação de conteúdos e unidades de aprendizagem integradoras, em sala de aula e vivenciam a Atenção Primária em Saúde, de forma interdisciplinar, na realidade do SUS.
Resultados O desenvolvimento do PET-Saúde/GraduaSUS contribui para efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais, a partir da construção de novas matrizes curriculares, reformulação dos planos de ensino, a aplicação dos princípios da pedagogia dialógica e problematizadora, capaz de superar o modelo tradicional conteudista e fragmentado. Fortalece a integração ensino-serviço-comunidade e o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para atuar com qualidade e resolutividade no SUS.
Análise Crítica A experiência é inovadora e busca a transformação, a partir de uma formação profissional que considere a Determinação Social no processo saúde-doença, a humanização do cuidado, as singularidades das pessoas e da comunidade, a equidade, a integralidade e o fortalecimento da comunidade a partir da promoção e educação em saúde. Antes do projeto, a formação era fortemente biologicista fragilizando o perfil profissional com foco na integralidade.
Conclusões e/ou Recomendações A aproximação entre teoria e vivências práticas contribui para o entendimento da organização da sociedade, da forma que vive e adoece, oportunizando a formação de profissionais que vislumbrem e participem da formulação de políticas e planos de intervenção que levem ao fortalecimento da população, visando uma transformação social de base, assim como a integração ensino-serviço e comunidade, no trabalho interdisciplinar e multiprofissional.
|