28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13l - Vivências na graduação: articulando formação e trabalho no SUS 1 |
21697 - RELATO PET-GRADUA SUS: TRAJETÓRIA DA ODONTOLOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA, 2016-2017 TATIANA FREDERICO DE ALMEIDA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR-BA E UFBA, PATRÍCIA SUGURI CRISTINO - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA E UFBA, MÔNICA MOURA COSTA E SILVA - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA E SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, HALINE SOUZA ANTUNES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR-BA, TICIANE TEIXEIRA DE MENDONÇA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR-BA
Período de Realização De maio de 2016 até fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência O PET Gradua SUS, Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, no curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).
Objetivos Apresentar o relato de experiência do PET Gradua SUS implementado no curso de Odontologia da EBMSP em maio de 2016, descrevendo como se desenvolveu o programa, a partir do olhar de professoras, alunos e preceptores, refletindo criticamente sobre as intervenções no serviço-comunidade-ensino.
Metodologia Realizou-se revisão da literatura nas bases SciELO, LILACS e MEDLINE em busca de estudos relacionados com a temática de integração ensino-serviço de saúde e mudanças curriculares; a equipe envolvida reuniu-se e discutiu as experiências vivenciadas, cujos registros são relatados e analisados criticamente à luz de aspectos teóricos da literatura. Não há restrições quanto aos aspectos éticos, uma vez que não foi utilizado dado ou experiência interpessoal com seres humanos.
Resultados Melhorias na integração entre o ensino em saúde com os serviços são necessárias, e a trajetória da Odontologia do PET Gradua SUS implantado na EBMSP vem apontando para caminhos bem sucedidos, tanto no que diz respeito às mudanças curriculares como à integração ensino-serviço propriamente dita, a exemplo da realização do Estágio Supervisionado obrigatório em mais unidades básicas de saúde no município de Salvador-BA e do curso de formação de preceptoria em saúde bucal conduzido pela EBMSP.
Análise Crítica Nos últimos anos, observamos mudanças significativas na política de saúde bucal brasileira, que contribuíram para a maior inserção do cirurgião-dentista no setor público, atuando nas USF's e também na atenção especializada. Por tudo isso, observamos uma forte necessidade de mudanças na formação e no perfil do egresso formado. O PET Gradua SUS vem contribuindo para mudanças significativas no sentido da integração ensino-serviço- comunidade no curso de Odontologia da EBMSP.
Conclusões e/ou Recomendações A formação em Odontologia é marcada pelo foco na técnica e na ênfase do trabalho no setor privado. Desse modo, um dos grandes desafios do ensino odontológico é a formação contextualizada com a realidade nacional. O PET Gradua SUS, uma iniciativa do Ministério da Saúde e implementado no curso de Odontologia da EBMSP, vem possibilitando um diálogo permanente e necessário entre a academia e o serviço desde o seu início, em maio de 2016.
|