Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13k - Residências profissionais e multiprofissionais: o desafio de formar para o SUS 1

28931 - RELATO DE UMA RESIDENTE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: RESISTINDO JUNTO COM MOVIMENTOS SOCIAIS
BRUNA VEIGA DE MORAES - UFSC


Período de Realização
02 de março de 2015 a 28 de fevereiro de 2017.


Objeto da Experiência
Participar ativamente do processo de formação em saúde em defesa do SUS no papel de residente em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde.


Objetivos
Apresentar o processo de formação em saúde propiciado à residente na experiência de articulação das atividades teórico-práticas e práticas do Programa de Residência que fez parte aos debates e construções dos movimentos sociais em defesa do SUS.


Metodologia
Para a realização deste relato são utilizados registros da autora constados em seu diário de campo através da participação de reuniões e espaços de debates nas reuniões do Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra as Privatizações. Assim como espaços de controle social, como na comissão organizadora da Conferência Municipal de Saúde de Florianópolis, em reuniões de dois Conselhos Locais de Saúde e na condição de delegada na Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina.


Resultados
A participação nos espaços de controle social estão previstas como parte importante na formação em saúde no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC, espaço que a autora deste relato estava inserida. A articulação constante com os movimentos sociais impulsionou à Residente uma qualificação de conteúdo e formas de diálogo a respeito das demandas coletivas em relação às melhorias e defesa do SUS, tanto nos espaços de controle social como diretamente com a população.


Análise Crítica
O relato aqui apresentando compreende em um período de imensa turbulência no cenário político nacional. O SUS não deixa de sofrer impactos e constantes ameaças que intensificaram-se na recente conjuntura. Nesse sentido, foi fundamental construir a resistência e lutas em defesa dos princípios do SUS, da radicalidade da Reforma Sanitária. Articulando teoria e prática na perspectiva das camadas populares e movimentos sociais em espaços tão caros, como os de controle social.


Conclusões e/ou Recomendações
É imprescindível que seja retomada a importância da participação social na defesa do SUS. Foi através de muita mobilização e identidade do povo brasileiro que foi possível seu surgimento, somente assim ele se manterá em pé e fortalecido. As Residências Multiprofissionais em Saúde tem um grande potencial de formação nessa perspectiva.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360