28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13k - Residências profissionais e multiprofissionais: o desafio de formar para o SUS 1 |
27943 - O TRABALHO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL FORTALECENDO O AUTOCUIDADO EM SAÚDE BUCAL EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE ANANINDEUA, PARÁ. ISABELLA OLIVEIRA DOS SANTOS - UEPA, ALESSANDRA DOS SANTOS TAVARES VIEIRA - UEPA, FABRICIO MORAES PEREIRA - UFPA, SÂMIA CRISTINE RABELO BORGES - UEPA, LILIANE SILVA DO NASCIMENTO - UFPA
Período de Realização Semanalmente, uma vez pela manhã e três vezes pela tarde, de agosto de 2017 até o momento.
Objeto da Experiência As atividades de promoção de saúde bucal na sala de espera de uma unidade de Saúde da Família em Ananindeua, Pará.
Objetivos Relatar a experiência da Residência Multiprofissional em Saúde, por meio de atividades de educação em saúde na sala de espera como estratégia fortalecedora do autocuidado em saúde bucal entre usuários na Unidade de Saúde da Família Nova Águas Lindas, no município de Ananindeua, Pará.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas pela Residência Multiprofissional em Saúde, tendo os usuários da Unidade como participantes. A abordagem se deu de forma dinâmica na recepção da unidade enquanto os mesmos aguardavam por atendimento, utilizando-se cartazes e macro modelos de boca. As atividades eram realizadas em torno da temática de saúde bucal, considerando-se o cotidiano da comunidade e levando-se em consideração a demanda local.
Resultados Com o desenvolvimento das atividades de educação em saúde na sala de espera, foram assistidos cerca de 320 usuários desde o período de agosto de 2017 até o presente momento. O quantitativo médio mensal de usuários presentes e ativos nas atividades foi de 45 participantes, ocorrendo um aumento de aproximadamente 4,5 a 10,7 dentro desse quantitativo, até o momento.
Análise Crítica Ao se realizar novas estratégias de educação em saúde, construímos subsídios para a promoção de saúde, levando em consideração as dúvidas, inquietações e potencialidades dos participantes no seu processo saúde-doença. Favorece-se, então, a relação com o seu autocuidado em saúde bucal, resultando em melhor qualidade de vida aos usuários. No entanto, sabe-se da dificuldade de se realizar esse tipo de atividade, pelo processo de trabalho em que se estabelece a APS.
Conclusões e/ou Recomendações Esta atividade proporcionou uma ressignificação no modelo de assistência, não somente para os profissionais, mas também aos usuários, construindo-se vínculo entre ambos, e fortalecimento do autocuidado entre os usuários, possibilitando assim uma melhoria da saúde bucal, tanto de maneira individual, como coletiva, transformando-se em mais uma nova forma de se produzir saúde, fortalecendo a APS.
|