28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13k - Residências profissionais e multiprofissionais: o desafio de formar para o SUS 1 |
27678 - AVALIAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO DE RESIDENTES E CORPO PEDAGÓGICO EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA. JULIANE KELY FAGUNDES SILVA - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA - FESF -SUS/ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BA, ARTHUR IGOR CRUZ LIMA - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA - FESF -SUS/ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BA, MARCOS VINICIUS DE SANTANA SILVA - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA - FESF -SUS/ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BA, TAIANA CRISTINE DE SOUZA PACHECO - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA - FESF -SUS/ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BA
Período de Realização Essa experiência se deu no período de março de 2017 a fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência Avaliação processual e formativa dos profissionais de saúde residentes em Saúde da Família e sua equipe pedagógica.
Objetivos Relatar a experiência da aplicação de metodologias para avaliação formativa e processual de residentes em Saúde da Família e do Corpo Pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família FESF-SUS/FioCruz.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência construído a partir da vivência de profissionais de saúde residentes em Saúde da Família e membros do Corpo Pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Fundação Estatal Saúde da Família junto à Fundação Oswaldo Cruz. A abordagem é pautada na importância de um processo de avaliação processual e formativa tanto para educandos como para educadores, utilizando ferramentas como portifólios, instrumentos próprios e devolutivas.
Resultados A avaliação dos residentes considera os conhecimentos prévios e o contexto de inserção destes, acontece de modo processual e permanente, e tem caráter formativo, sendo somativa apenas no final do curso. Há o acompanhamento do deslocamento dos residentes nas atividades práticas/teóricas pelo corpo pedagógico, e é dada uma devolutiva mensal almejando o alcance de competências esperadas, conhecimentos, habilidades e atitudes pelos residentes. O corpo pedagógico também é avaliado, semestralmente.
Análise Crítica A avaliação formativa considera o percurso e deslocamento do indivíduo, não o reduzindo a uma simples nota, mas considerando seu contexto e aprendizagem diária. Além da avaliação dos educandos os educadores precisam de um feedback que contribua com seu crescimento profissional pedagógico, dessa forma, eles também devem ser avaliados pelos educandos, e por outros membros do corpo pedagógico que acompanham diretamente seu trabalho.
Conclusões e/ou Recomendações Ao colocar em prática um conjunto de metodologias de avaliação processual e formativa tanto para residentes quanto para o corpo pedagógico é almejada uma contribuição para formação qualificada de educandos e educadores da saúde. Ao invés de registrar com uma nota uma aprovação ou reprovação é considerada a trajetória, participação, produtos, novos conhecimentos, habilidades e atitudes em todo o percurso dos indivíduos.
|