Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13k - Residências profissionais e multiprofissionais: o desafio de formar para o SUS 1

26477 - DIFICULDADES ASSISTENCIAIS E GERENCIAIS ENFRENTADAS POR RESIDENTES DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA NO CONTEXTO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
RAYARA MOZER DIAS - EEAAC/UFF, MARCELA DE ABREU MONIZ - EEAAC/UFF, BRUNA DE SOUZA RESENDE - EEAAC/UFF


Período de Realização
Treinamento profissional na modalidade residência realizado no período de março a agosto de 2017.


Objeto da Experiência
Dificuldades assistenciais e gerenciais enfrentadas por residentes de enfermagem em saúde coletiva.


Objetivos
Descrever a experiência das principais dificuldades assistenciais e gerenciais enfrentadas por residentes em enfermagem em saúde coletiva no contexto da Estratégia Saúde da Família.


Metodologia
Relato de experiência baseado nas ações de estágio do primeiro ano da residência em enfermagem em Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF). A experiência foi desenvolvida em uma unidade de Saúde da Família localizada em bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro. As técnicas utilizadas foram observação em campo, levantamento e análise de prontuários e demais documentos empregados pelos enfermeiros do setor.


Resultados
As dificuldades encontradas em termos operacionais, técnicos e gerenciais foram: a vulnerabilidade social, ambiental e econômica da população do território; a violência local que dificulta ações de visitas domiciliares e atividades do Programa Saúde na Escola; a demanda de usuários que não comparecem às consultas agendadas; e a grande demanda espontânea de usuários que sobrecarrega os serviços.


Análise Crítica
Tais dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros da saúde da família demonstram a necessidade de ações de educação permanente e popular sobre o gerenciamento da Estratégia Saúde da Família, apoio matricial da gestão, classificação de risco e atendimento humanizado na Atenção Primária, e ações de promoção da saúde, a fim de otimizar e melhorar a qualidade do cuidado, e contribuir para a organização da rede e articulação entre os níveis de atenção à saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
A inserção do residente em saúde coletiva no contexto da saúde da família confere à sua formação o conhecimento de diferentes realidades, oportunizando a construção do profissional crítico e capacitado para lidar com desafios, contribuindo para prática profissional qualificada e preparada para o enfrentamento de problemas e a provisão das necessidades de saúde da população no âmbito da Atenção Primária e condizente com o Sistema Único de Saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360