28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13k - Residências profissionais e multiprofissionais: o desafio de formar para o SUS 1 |
25517 - TRABALHO INTERPROFISSIONAL E A FORMAÇÃO EM SAÚDE: A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA NO SERTÃO POTIGUAR TIAGO ROCHA PINTO - UFRN, ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA - UFRN, SÉRGIO FERNANDES DE ARAÚJO - UFRN, RAFAEL BARROS GOMES DA CAMARA - UFRN, MICHELINE DO VALE MACIEL - UFRN, SEBASTIÃO PACHECO DUQUE NETO - UFRN, ANA CAROLINA PATRÍCIO DE ALBUQUERQUE SOUSA - UFRN, EUDES EULER DE SOUZA LUCENA - UFRN, RAQUEL MIRTES PEREIRA DA SILVA - UERN
Período de Realização A implementação do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção vai de 2016 até a atualidade.
Objeto da Experiência Criação e implementação do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) como estratégia de formação em saúde.
Objetivos O PRMAB busca melhorar a formação de recursos humanos em saúde, fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade, disparar processos de educação permanente nos serviços de saúde e promover responsabilidade social com usuários e serviços do SUS no sertão nordestino
Metodologia O PRMAB tem 44 vagas distribuídas em 10 categorias profissionais. Os conceitos de intersetorialidade, trabalho interprofissional e responsabilidade social permearam sua implementação. Foi realizado o diagnóstico situacional em 2015 para criação do programa. Iniciadas as atividades em 2016, a inserção intersetorial e o trabalho colaborativo nortearam as ações desenvolvidas pelos residentes. A gestão participativa entre a Universidade e os municípios de Caicó e Currais Novas é perene.
Resultados A experiência é catalizadora de processos de aprendizagem nos quais trabalhadores, gestores e Universidade, refletem, planejam e adequam sua prática. Ações de Educação em Saúde, Educação Permanente e Controle Social tem sido incorporado ao cotidiana da APS. Pensar a IES junto à sociedade e reconhecer seus limites com responsabilidade social se mostra frutífero na formação dos residentes norteada pelo trabalho interprofissional fortalecendo o SUS e a integração ensino-serviço-comunidade.
Análise Crítica O PRMAB vem qualificando o SUS na região do Seridó. Negociações, pactuações e o comprometimento foram necessários para alcançar a configuração multicampi da EMCM em parceria com IESs e a gestão dos municípios. A imersão perene dos 44 residentes na APS dos 2 municípios vem trazendo benefícios nas discussões e práticas cotidianas orientadas pela Clínica Ampliada, Apoio Matricial e Trabalho Colaborativo. A ampliação de ações intersetoriais com vem fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade.
Conclusões e/ou Recomendações Desafios teóricos e operacionais são vividos por 1) número de residentes, tutores/preceptores e cenários de prática, 2) ineditismo, 3) execução em 2 municípios com interesses e gestão distintos. Mas, o PRMAB é potente ao conferir satisfação aos atores envolvidos e melhoria de indicadores de saúde. A integração ensino-serviço-comunidade assume seu papel na formação, educação e controle social, alinhada ao compromisso com a integralidade do cuidado.
|