28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13k - Residências profissionais e multiprofissionais: o desafio de formar para o SUS 1 |
23071 - DA DISCENCIA À DOCENCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES EGRESSOS DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE EDWIGES MAIARA FLORÊNCIO CRUZ - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA, ANA CAROLINA SOUZA TORRES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, ALEXANDRA PAIVA VALE - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, GABRIELA RODRIGUES MACÊDO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, MARÍLIA MAGALHÃES CABRAL - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, ANA PAULA SILVEIRA DE MORAIS VASCONCELOS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, MARIA JAMISSE DE ARAÚJO OLIVEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, MARIA ANDREIA PEREIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, KATHERINE JERONIMO LIMA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA, MAX CID CASTELO BRANCO DA SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ
Período de Realização O PRESENTE ESTUDO SE DEU ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2017.
Objeto da Experiência O TRABALHO VERSA SOBRE COMO A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL PROPORCIONOU SUBSÍDIOS PARA EGRESSOS SE TORNAREM TUTORES EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA.
Objetivos REFLETIR DE QUE FORMA A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INSTRUMENTALIZOU A FORMAÇÃO DOS EGRESSOS PARA ATUAREM COMO DOCENTES NA TUTORIA DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE.
Metodologia TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM DOZE PROFISSIONAIS EGRESSOS DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE QUE COMPÕEM O CORPO DOCENTE ESTRUTURANTE DA RIS-ESP/CE. A PESQUISA DESENVOLVEU-SE NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2016 A DEZEMBRO DE 2017. REALIZOU-SE RODA DE CONVERSA ONDE OS SUJEITOS DA PESQUISA COLOCARAM SUAS IMPRESSÕES ACERCA DE COMO A MODALIDADE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL CONTRIBUIU PARA SUA FORMAÇÃO DOCENTE.
Resultados ENTRE OS PRINCIPAIS ACHADOS ADVINDOS DA RODA DE CONVERSA, QUE CONSTITUEM SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DO TUTOR, ESTÃO O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, CURRÍCULO PAUTADO NA INTERPROFISSIONALIDADE E FOMENTO À PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL.
Análise Crítica AS METODOLOGIAS ATIVAS TRABALHAM SOB A ÓTICA DE UMA PEDAGOGIA LIBERTADORA, RECONHECENDO OS SABERES DOS SUJEITOS, FUNDAMENTAL PARA O FAZER DOCENTE. JÁ O CURRÍCULO PAUTADO NA INTERPROFISSIONALIDADE AMPLIA AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E QUALIFICA A PRÁXIS DOCENTE MULTIPROFISSIONAL. O FOMENTO À PARTICIPAÇÃO POPULAR E O CONTROLE SOCIAL FORTALECEM A FORMAÇÃO CIDADÃ E O EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS, AUXILIANDO O DOCENTE A TRANSCENDER O SABER NÚCLEO E O TORNANDO CAPAZ DE POTENCIALIZAR O SABER CAMPO.
Conclusões e/ou Recomendações AS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS CONSTITUEM-SE ENQUANTO MODALIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE RECENTE E HISTORICAMENTE NÃO HÁ FORMAÇÃO DOCENTE ESPECÍFICA PARA TAL. É SALUTAR INVESTIR NESTA TEMÁTICA DE ESTUDO PARA AMPLIAR AS DISCUSSOES ACERCA DO ASSUNTO E QUALIFICAR O ESCOPO DE HABILIDADES DOS EGRESSOS, DE FORMA A INCLUIR A DOCENCIA, CONSTITUINDO-SE NUMA METAFORMAÇÃO.
|