28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13k - Residências profissionais e multiprofissionais: o desafio de formar para o SUS 1 |
22451 - EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM GESTÃO DO SUS PARA ASSISTENTES SOCIAIS RESIDENTES EM SAÚDE COLETIVA ALINE LUIZA DE PAULO EVANGELISTA - ESP-CE, ROTSEANA GONÇALVES BEZERRA - ESP-CE, KARINE CABRAL DE SOUSA - ESP-CE
Período de Realização O período desta experiência realizada no Estado do Ceará foi de março a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência A reflexão sobre a educação e a formação em gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para assistentes sociais residentes em Saúde Coletiva.
Objetivos O objetivo geral consiste em refletir sobre a relação entre os aspectos da educação e da formação em gestão do SUS para assistentes sociais residentes da Residência Integrada em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará (RISC/ESP-CE) e as competências profissionais do Serviço Social.
Metodologia O diário de campo foi utilizado durante o primeiro ano de Residência (R1) para compilar as atividades exercidas na gestão da saúde com as competências do assistente social residente, sendo possível analisar as ações com a leitura do diário. Outro meio utilizado foi a análise documental do Projeto Político Pedagógico que rege o programa de Residência vivenciado e do Código de Ética Profissional do Assistente Social, visando nortear a análise dos registros em diário de campo.
Resultados Foi identificado: distanciamento da atuação específica do assistente social; vivência de percurso pela rede de saúde (gestão local dos serviços de saúde, gestão municipal, articulação entre atenção básica e atenção psicossocial e controle social), lacuna esta da Graduação em Serviço Social; a profissão aproxima-se da gestão em saúde ao defender a gestão democrática, pautada nos princípios profissionais de igualdade, equidade, defesa dos direitos humanos e dos serviços prestados à população.
Análise Crítica A formação do sanitarista coaduna com o Código de Ética do Assistente Social: defesa intransigente dos direitos humanos (entre eles o da saúde) e posicionamento em favor da equidade social, assegurando a universalidade de acesso a bens e serviços públicos e sua gestão democrática. O assistente social residente na RISC/ESP-CE contribui para um trabalho pautado em interprofissionalidade, intersetorialidade, integralidade e emancipação da população, implicando seu papel social e político.
Conclusões e/ou Recomendações A educação e a formação em gestão do SUS para assistentes sociais complementa esta lacuna da Graduação. A RISC/ESP-CE possibilita tal formação, demonstrando a atuação de assistentes sociais na gestão da saúde como estratégia de luta por um SUS democrático e orgânico aos princípios da Reforma Sanitária brasileira. Assim, é necessário o fortalecimento dos processos de Educação Permanente em Saúde na modalidade Residência no Estado do Ceará.
|