Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13j - A estratégia Saúde da Família: cuidado, educação e formação

28430 - A SHANTALA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ENILDO JOSÉ DOS SANTOS FILHO - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UFPB, LAURYCÉLIA VICENTE RODRIGUES - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UFPB, MAYARA MELO PEREIRA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UFPB, ANA CLÁUDIA CAVALCANTE PEIXOTO DE VASCONCELOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA


Período de Realização
Esta experiência ocorreu no mês de maio de 2015.


Objeto da Experiência
O objeto desta experiência foram as mães e suas respectivas crianças que estiveram presentes no dia da mesma.


Objetivos
Relatar a experiência vivenciada por meio da oficina de Shantala, realizada por Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família e Comunidade, em um grupo de Puericultura, em uma Unidade de Saúde da Família (USF), do município de João Pessoa/PB.


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência a partir de uma metodologia de abordagem descritiva.
O grupo de puericultura estava vinculado à equipe Jardim Itabaiana II da USF Vila Saúde e ocorria mensalmente em um equipamento social do território.
Foram distribuídos inicialmente um folder, produzido pelos residentes, abordando a Shantala, o qual continham informações sobre os seus benefícios, recomendações e contraindicações; e o passo a passo, ilustrado por figuras e textos, de como realizá-la.



Resultados
Por ter sido uma temática escolhida pelas puérperas, no mês anterior, foi notório o interesse em participar da oficina, que contou com 15 participantes, todas mulheres.
No início algumas crianças estavam agitadas e até chorosas. Contudo, após alguns minutos, o que se observou foram crianças mais cooperativas e relaxadas, ao ponto de algumas dormirem após a oficina.
As participantes avaliaram a oficina de forma muito positiva, destacando que era a primeira vez que tinham contato com a temática.



Análise Crítica
Uma percepção que se destacou foi a ausência dos pais. O que nos levou a pensar como os mesmos se envolvem no processo de paternidade.
Além disto, faz-se necessário destacar que apesar dos documentos e normativas referentes à realização de ações educativas e de Promoção da Saúde, estas ainda se tornam um desafio diário, para os sujeitos que no Sistema Único de Saúde atuam, em virtude da complexidade que envolve aquele sistema.



Conclusões e/ou Recomendações
A experiência acima relatada foi de fundamental importância para a formação dos residentes, por reafirmar que é possível construir um SUS que promove saúde para além do espaço físico da Unidade de Saúde da Família e protocolos previamente estabelecidos; a partir do trabalho em equipe e da interdisciplinaridade.

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