27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13j - A estratégia Saúde da Família: cuidado, educação e formação |
26887 - INSERÇÃO DA AURICULOTERAPIA NAS CONSULTAS DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NOEME MARQUES DA COSTA - UERJ, ALEX SIMOES DE MELLO - UERJ
Período de Realização A proposta desta intervenção teve início no mês julho de 2017 e mantida até janeiro de 2018 pela enfermeira residente.
Objeto da Experiência Inserir auriculoterapia nas consultas de enfermagem, como dispositivo de ampliação do acesso e expansão da oferta destas práticas no SUS.
Objetivos Articular a inclusão da prática de auriculoterapia nos atendimentos de enfermagem;Promover uma assistência holística de forma a contribuir com a prevenção, promoção e diminuir os agravos à saúde; Incentivar a prática de terapias integrativas no CMS de forma a estimular a autonomia dos usuários nos seus processos.
Metodologia
A metodologia para a sistematização desta experiência tem suas bases apoiadas nos pressupostos de Oscar Jara (2011), desenvolvendo a interpretação crítica da experiência vivenciada com base na reflexão teórica, interligando a prática e a teoria. A partir das consultas de enfermagem foram captados os primeiros usuários para auriculoterapia. A inserção da auriculoterapia na consulta de enfermagem manteve a metodologia do processo de enfermagem se relacionando com as práticas da Saúde de Família.
Resultados Possibilitou desenvolver um atendimento com uma construção horizontal, paciente e terapeuta, é fundamental para um novo conceito de cuidar. Com práticas que desenvolva o reconhecimento do outro como capaz de fazer escolhas no seu processo de reequilíbrio. Desta forma, observando a complexidade do ser humano é incoerente tratar, cuidar ou manter a saúde com um olhar apenas biomédico. O estudo ampliou o acesso aos usuários de forma participativa e inclusiva, considerando a transdisciplinaridade.
Análise Crítica Todo o processo foi desenvolvido na perspectiva da Educação Popular em Saúde, numa construção compartilhada de saberes, oportunizando ao paciente contribuições para a promoção da saúde, a prevenção e diminuição de agravos. Com a inserção da auriculoterapia nas consultas, levando em consideração a sua abordagem holística, o usuário foi induzido a expressar o seu protagonismo e ativismo na construção do processo de equilíbrio saúde-doença,mantendo sua autonomia no cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações Por fim, entende-se que PIC pode gerar saúde em outros níveis de consciência, possibilitando ver o mundo de forma holística e integrada ao ser humano, ampliando o acesso para novas práticas, permitindo ações transformadoras que potencializam o indivíduo ao alcance de sua autonomia para cuidar de si, de sua família e da coletividade.
|