27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13j - A estratégia Saúde da Família: cuidado, educação e formação |
26825 - ESTÁGIO CURRICULAR EM ODONTOLOGIA COLETIVA: UMA EXITOSA EXPERIÊNCIA DE REESTRUTURAÇÃO DE UM GRUPO DE GESTANTES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NEWILLAMES GONÇALVES NERY - SMS GOIÂNIA / PPGO FO-UFG, ANDRESSA MENDONÇA DE SIQUEIRA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA (FO) - UFG, DUANA FERNANDES FARIA DAS NEVES - FO-UFG, LAÍS DE OLIVEIRA MELO - FO-UFG, LARISSA PEIXOTO DOURADO - FO-UFG, LARISSA SOUZA GONÇALVES - FO-UFG, PAULINA LOURENÇO GONÇALVES - FO-UFG, ULLI DA COSTA CUNHA MARTINS - FO-UFG, NÁBIA LEANDRA DO PRADO - SMS GOIÂNIA, MARIA DO CARMO MATIAS FREIRE - PPGO FO-UFG
Período de Realização A experiência foi desenvolvida no período de abril a novembro de 2017.
Objeto da Experiência Atividades de promoção de saúde desenvolvidas com gestantes por um grupo de estagiárias de odontologia na Estratégia Saúde da Família (ESF).
Objetivos Reestruturar o grupo de gestantes de uma unidade da Estratégia Saúde da Família de Goiânia, por meio de estágio supervisionado em odontologia coletiva da Universidade Federal de Goiás.
Metodologia No primeiro semestre de 2017 realizou-se diagnóstico situacional e elaboração do projeto de intervenção, que foi executado no segundo semestre. Identificou-se como problema prioritário a descontinuidade das ações de educação em saúde voltadas à gestante. Foi proposta a reativação do grupo de gestantes, fazendo-se, inicialmente, busca ativa das mesmas por meio de visitas domiciliares e apresentando-lhes o convite e cronograma de atividades educativas semanais, que utilizariam metodologias ativas.
Resultados A participação das gestantes superou as expectativas (n=15). As atividades foram executadas pelas estagiárias com o apoio de três equipes da ESF, no auditório da unidade de saúde. Abordaram temas como: transformações fisiológicas e psicológicas na gestação, alimentação saudável, saúde bucal e prevenção de acidentes domésticos com crianças. Envolveram variados recursos e estratégias de interação como roda de conversa, exposição dialogada, atividades lúdicas, discussão e troca de experiências.
Análise Crítica O projeto recebeu apoio importante dos componentes das equipes de saúde, com destaque para os agentes comunitários de saúde, enfermeiras e cirurgiões-dentistas. A cada encontro, buscou-se avaliar e preparar a próxima atividade, minimizando-se dificuldades. Busca ativa e diversidade de metodologias foram fatores motivadores. Calor e distância atrapalharam. O grupo de estagiárias teve oportunidade de vivenciar experiências reais, adquirindo conhecimento e habilidades para seu futuro profissional.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência contribuiu para ensino, serviço e comunidade, trazendo benefícios para os atores envolvidos: reativação do grupo de gestantes da unidade, motivação da equipe, promoção de saúde de gestantes e bebês, formação de futuros profissionais mais experientes e conhecedores do seu papel, adquirindo competências como planejamento e trabalho em equipe. Recomenda-se continuidade das ações do grupo de gestantes, bem como do estágio.
|