27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13j - A estratégia Saúde da Família: cuidado, educação e formação |
26561 - A EXPERIÊNCIA DO COMPONENTE “ATIVIDADE PRÁTICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA” NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) MARIÂNGELA COSTA VIEIRA - UFRB, JOANA CARVALHO RIBEIRO DE JESUS - UFRB, LUCIANA PEREIRA BARBOZA - UFRB, JULYANA MARIA LOPES QUINTINO - UFRB, CAROLINE COSTA BOURBON - UFRB, MYLENA CAROSO MELHEM - UFRB, LUCIANO SOARES LARANJEIRA - UFRB
Período de Realização O referido componente curricular é desenvolvido desde outubro de 2015 até o presente período.
Objeto da Experiência O componente Atividade Prática em Saúde da Família (APSF) no curso de Medicina da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Objetivos Descrever a experiência desenvolvida na construção do componente APSF. Analisar as contribuições do acompanhamento longitudinal e construção de vínculo no desenvolvimento das competências do discente. Refletir sobre o processo de integração com a rede de saúde e com a comunidade local.
Metodologia O curso é dividido em 2 ciclos: no 1º pretende-se uma formação geral em cultura humanística, científica, articulada a saberes concernentes ao campo da saúde. O 2º oferece uma formação específica, objetivando a formação de um médico generalista, com competência técnica, política e ética. O componente APSF é desenvolvido no 2º ciclo durante 4 semestres, nos quais o discente permanece inserido numa mesma USF acompanhado pelo mesmo docente, trabalhando de forma integrada com a equipe e comunidade.
Resultados Realização de atividades para contribuir no processo educativo das equipes. Estímulo à integração da atenção básica à rede local. Apropriação por parte do estudante dos desafios inerentes ao processo de trabalho em equipe. Desenvolvimento de um processo pedagógico adequado às necessidades específicas do discente. Aproximação entre comunidade e serviço de saúde. Construção da residência de Medicina de Família e Comunidade em parceria com a secretaria municipal de saúde de Santo Antônio de Jesus.
Análise Crítica O componente APSF desenvolve um acompanhamento processual dos estudantes, possibilitando intervenções oportunas que potencializam os seus deslocamentos de aprendizagem. Permite que os mesmos vivenciem a longitudinalidade, experimentando de forma prática os princípios do SUS e os desafios de sua concretização. A prática desenvolvida pelos estudantes e professores dentro das unidades de saúde da família do município acabaram evidenciando más práticas e tensionando para transformações necessárias.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência desenvolvida até o momento tem propiciado identificar os desafios de uma formação médica comprometida com as necessidades de saúde da população local, que carece de profissionais para atuar em sua rede. A interiorização dos cursos de medicina é um caminho para qualificação da assistência a esta população. E vivenciar esta realidade pode proporcionar a formação de futuros profissionais conectados com as necessidades de saúde locais.
|