27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13j - A estratégia Saúde da Família: cuidado, educação e formação |
24764 - PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: INTEGRAÇÃO ENTRE TUTORES E EQUIPES DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA RAQUEL ROSA MENDONÇA DO VALE - SMS SENADOR CANEDO, SAMARA MARQUES DE MOURA - UFG, LARISSA GALDINO DOS SANTOS - SMS SENADOR CANEDO, DANIELLA EVANGELISTA SALES BUENO - SMS SENADOR CANEDO, ANDRÉA DE ARAÚJO COSTA - SMS SENADOR CANEDO, JUDITE PEREIRA ROCHA - SMS SENADOR CANEDO, LOANY QUEIROZ RODRIGUES CARVALHO - SMS SENADOR CANEDO, RENATA FERREIRA EUGÊNIO - SMS SENADOR CANEDO, TESSÁLIA CRISTINA RIBEIRO NOVATO LETTRY - SMS SENADOR CANEDO, MARISTELA MAGALHÃES AIRES - SMS SENADOR CANEDO
Período de Realização O trabalho foi realizado durante o ano de 2017 e primeiro semestre de 2018.
Objeto da Experiência Descrever a integração de tutores e equipes da Estratégia de Saúde na Família na Planificação da Atenção Primária à Saúde em um município de Goiás.
Objetivos Conhecer a experiência da tutoria no processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde;
Descrever o trabalho em equipe realizado no município de Senador Canedo, Goiás, Brasil.
Metodologia Foi realizado grupos de trabalhos entre tutores e equipes na Estratégia de Saúde da Família no município de Senador Canedo - Goiás, uma vez por semana. Possui 3 equipes, totalizando 35 profissionais entre médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, recepcionista e auxiliar de serviços gerais. São 9 tutoras municipais, enfermeiras e dentista, de diversas ESF. A avaliação consistiu nos resultados alcançados no plano de ação estabelecido pelos apoiadores estaduais.
Resultados A integração entre as tutoras e as equipes da Estratégia de Saúde da Família foi fundamental para a melhoria e ampliação dos processos de trabalho realizados na Atenção Primária à Saúde. Sendo assim, foi possível fortalecer as ações de cuidado realizadas pelas equipes, os relacionamentos interpessoais, interdisciplinares e intersetoriais para melhor resolutividade da rede de cuidado em saúde.
Análise Crítica O trabalho em equipe é de extrema relevância para a construção da Planificação da Atenção Primária à Saúde, visto que a reorganização das Estratégias de Saúde da Família só é possível com a verdadeira integração entre tutores e equipes para que juntos seja possível aplicar os princípios do Sistema Único de Saúde, direcionar as ações da Atenção Primária à Saúde a partir do conhecimento teórico e implementado, e assim, alcançar a resolutividade esperada para as ESF.
Conclusões e/ou Recomendações Esta experiência evidencia que é possível ter melhorias no processo de trabalho quando se tem o trabalho em equipe como estrutura primordial e de sustentação para as mudanças que são necessárias e pertinentes. Além disso, faz-se necessário investimentos em nível municipal e estadual em Educação Permanente para melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
|