27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13j - A estratégia Saúde da Família: cuidado, educação e formação |
24066 - CONVERSANDO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DURANTE O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA. LIDIA SANTOS SOARES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, DANIELLE BUSQUET DE SOUSA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, MARCELA DE ABREU MONIZ - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, MARIA DA ANUNCIAÇÃO SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, BIANKA QUEIROZ DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, RAYSSA GOULART VALENTE - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, ANA PAULA CAVALCANTE FERREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, RENATA BARCELLOS DE JESUS NUNES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, THAYANE FERREIRA DA COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, ROBERTA PACHECO BUARQUE DE MACEDO SOARES - PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU- RJ
Período de Realização A experiência aconteceu em dezembro de 2017 durante o estágio de enfermagem na atenção básica.
Objeto da Experiência Atualização da equipe de saúde da família e dos usuários presentes na Unidade sobre conhecimentos básicos em primeiros socorros (PS).
Objetivos Oportunizar aos estagiários o desenvolvimento das habilidades inerentes à educação permanente em saúde; contribuir para a melhoria do conhecimento de usuários, profissionais e estagiários sobre primeiros socorros.
Metodologia A ação educativa foi implementada pelas estagiárias, enfermeira preceptora e docente orientadora, como parte do projeto de intervenção proposto ao final do estágio. Aconteceu na sala de espera de uma unidade de saúde da família em Casimiro de Abreu, RJ. O público alvo constituiu-se de usuários, enfermeira, técnicos de enfermagem, ACS e recepcionista. Aplicou-se um pré-teste e pós-teste acerca dos temas abordados: choque elétrico, afogamento, queimaduras e acidentes por animais peçonhentos.
Resultados A atividade educativa durou aproximadamente uma hora. Observou-se que a equipe de saúde e usuários presentes tiveram uma participação dinâmica expondo suas dúvidas e vivências. Os resultados obtidos no pré e pós-teste apontaram para um resultado satisfatório da ação educativa, tanto por parte da equipe de saúde, quanto dos usuários. Dos oito participantes que aceitaram preencher os instrumentos, seis retornaram com respostas corretas quando comparadas ao pré-teste.
Análise Crítica As unidades básicas de saúde (UBS) são espaços destinados à atenção primária em saúde e os profissionais devem estar aptos para a realização dos PS, caso necessário. Ainda hoje, com tantos meios de comunicação e informação, o conhecimento de PS é muito limitado entre a população e até entre profissionais de saúde. Como os PS visam à proteção da vítima contra maiores danos, até a chegada do atendimento especializado, as UBS são ambientes muito adequados para a disseminação deste conhecimento.
Conclusões e/ou Recomendações Evidenciou-se a importância de se realizar ações de educação permanente e popular sobre primeiros socorros com a equipe de saúde da família e comunidade, especialmente em uma região de grande vulnerabilidade social e com escassos serviços de atenção secundária e terciária. Ademais, no rol dos problemas de saúde da comunidade estudada, destaca-se os temas abordados, sobretudo o afogamento, as queimaduras e os acidentes com animais peçonhentos.
|