27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13i - Práticas de ensino em saúde 3 |
29076 - PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE INTERAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE: CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM CRÍTICO-REFLEXIVO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE RAFAELLA CORCINI SANCHOTENE - UNIFRA, DANIELE FELICIANI TASCHETTO - UNIFRA, ANA PAULA GARCEZ AMARAL HECK - UNIFRA, MARTHA HELENA TEIXEIRA DE SOUZA - UNIFRA
Período de Realização De março a novembro de 2017.
Objeto da Experiência Reflexões acerca de vivências de acadêmicos de medicina do sul do Brasil na disciplina Interação Ensino, Serviço e Comunidade.
Objetivos Relatar a experiência de acadêmicos de medicina, ao longo do ano de 2017, ao acompanhar as atividades de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em uma cidade no sul do Brasil.
Metodologia O curso de Medicina do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria – RS possui dentro de sua grade curricular as atividades práticas da disciplina de Interação Ensino, Serviço e Comunidade até o 8º semestre, a qual tem por objetivo a compreensão do processo saúde-doença em uma comunidade real, onde são realizadas práticas dos programas de saúde existentes no SUS e atividade clínicas na ESF e UBS, considerando a Atenção Primária em Saúde (APS).
Resultados Ao longo da disciplina, os alunos vivenciaram uma pedagogia crítica, que gera a possibilidade de solução dos problemas, tornando-os participantes ativos da realidade em que estão inseridos, emitindo sua opinião e sabendo como apresentá-las para a equipe e para a comunidade. Durante as práticas, nos encontros com o professor e os demais colegas que atuavam em outras UBS/ESF, compartilhavam-se vivências e foi possível entender melhor o funcionamento e a organização das equipes da APS.
Análise Crítica Vivenciar a rotina dos serviços de saúde permite perceber suas peculiaridades e auxilia na construção da formação profissional, ao passo que se conhece e aprende a lidar com diferentes aspectos, desde questões com enfoque prático e de cunho acadêmico até questões mais complexas que envolvam pessoas, suas crenças, expectativas e sistematização. O espaço de diálogo com colegas nos faz refletir sobre as diferenças de cada região e nos apresenta novas visões sobre a APS, sua eficácia e fragilidades.
Conclusões e/ou Recomendações As diretrizes do curso de Medicina devem priorizar uma aprendizagem ativa baseada em problemas, para que os alunos desenvolvam uma visão crítica-reflexiva sobre o que vivenciam. O professor deve instigar o aluno a refletir sobre a realidade em que vive sua formação profissional, tendo como finalidade a construção da autonomia no processo de busca das informações e transformação delas em conhecimento, além da formação do pensamento crítico.
|