Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13i - Práticas de ensino em saúde 3

28973 - PESQUISA ETNOGRÁFICA NO ENSINO DA CLÍNICA AMPLIADA: DESAFIOS DO CAMPO EM SERVIÇOS DE SAÚDE E SALA DE AULA.
DANIELE CRISTINA GODOY - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU UNESP, ANTONIO DE P. PITHON CYRINO - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU UNESP


Apresentação/Introdução
A medicina contemporânea caracteriza-se como uma biomedicina, centralizada na doença e valorizando a tecnologia. Formar profissionais orientados para a qualidade do cuidado e a humanização de suas práticas é um dos eixos reorientadores da formação médica no Brasil. As diretrizes curriculares nacionais e as propostas de mudança são importantes na reestruturação do ensino médico.


Objetivos
Trata-se de um estudo etnográfico que investigou as singularidades do processo de ensino-aprendizagem da Clínica Ampliada na IUSC III.


Metodologia
. Este estudo tem como campo a disciplina Interação Universidade, Serviços de Saúde e Comunidade III (IUSC III) cuja formulação ocorreu no âmbito deste movimento de mudança mais recente da formação médica. A IUSC III é ministrada ao 3o ano da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), na atenção primária, tendo como princípios a integralidade e a humanização do cuidado. Trata-se de um estudo etnográfico que investigou as singularidades do processo de ensino-aprendizagem da Clínica Ampliada na IUSC III. Os registros etnográficos e a análise das estratégias pedagógicas desta disciplina resultaram numa descrição densa deste cenário de prática.


Resultados
Em dois anos de observação participante a pesquisadora acompanhou, em seis unidades de saúde e em sala de aula, as seguintes atividades: 1. Da disciplina: abertura da disciplina, observação e reconhecimento da unidade de saúde pelos alunos, atendimento clínico supervisionado; 2. Preparatórias e de apoio: reunião de coordenação e tutores.


Conclusões/Considerações
A produção do material empírico mediante observação participante resultaram em 35 diários de campo que após digitação conformam 475 páginas de texto. Aqui discute-se os desafios da pesquisa etnográfica e dos registros da observação participante quando seu campo se dá em território familiar ao pesquisador e que precisa ser transformado em “estranho”. Por fim, discute-se as etapas da pesquisa etnográfica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360