27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13i - Práticas de ensino em saúde 3 |
27311 - METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS MUNDOS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO NO CAMPO DA ODONTOLOGIA LILIANE PARREIRA TANNÚS GONTIJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, SÉRGIO FERNANDO TORRES DE FREITAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
Apresentação/Introdução O estudo vem ao encontro dos profissionais dos mundos da educação e do trabalho, inquietos e inconformados com o perfil do egresso dos graduados do curso de odontologia e a situação de saúde bucal da população brasileira, com o desejo de mudança dessa realidade. O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem traz possíveis encaminhamentos promissores, de base problematizadora e crítico-reflexiva.
Objetivos Avaliar os resultados da aplicação das abordagens educacionais construtivistas – metodologias ativas de ensino-aprendizagem, na preparação dos docentes e preceptores no campo da odontologia nos cenários de formação e de prática da educação em saúde.
Metodologia Abordagem metodológica de natureza qualitativa no campo da pesquisa-ação. Privilegia a participação em vista da transformação da realidade, utilizando o método Projeto-intervenção. A população em estudo corresponde a 20 cirurgiões-dentistas, sendo 15 docentes do Curso de Odontologia da UFSC e 5 trabalhadores da Rede do Sistema Único de Saúde do município de Florianópolis/SC, que desenvolvem ações de preceptoria de estudantes de odontologia. Utiliza oficinas com base na aplicação das Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem e prepara os participantes do estudo para aplicação da abordagem pedagógica apreendida. Aplica um questionário para traçar o perfil socioprofissional dos participantes.
Resultados Ao escolher um percurso metodológico que conjuga as perspectivas do “conhecer” e do “agir” em uma relação dialética entre pesquisa e ação, promove boas práticas educacionais e do trabalho. Destacam-se entre as potencialidades verificadas no uso da abordagem metodológica eleita: a educação construtiva; a interação; o desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica; do reconhecimento do contexto; do respeito ao conhecimento prévio e da diversidade; da escuta ampliada; do incentivo a busca de informações; a articulação dos saberes; e a aprendizagem significativa, trazendo novos papeis do educador e do educando na relação ensino-aprendizagem.
Conclusões/Considerações A abordagem educacional construtivista se mostra potente junto a um conjunto de estratégias necessárias para inserir o trabalhador da saúde bucal na vertente da promoção da saúde, sob a perspectiva de seus determinantes gerais. Atender às necessidades sociais, com capacidade para interagir com a sociedade e desenvolver a capacidade de adaptação as equipes multidisciplinares, em detrimento ao isolamento ao consultório odontológico.
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