Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13i - Práticas de ensino em saúde 3

27311 - METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS MUNDOS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO NO CAMPO DA ODONTOLOGIA
LILIANE PARREIRA TANNÚS GONTIJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, SÉRGIO FERNANDO TORRES DE FREITAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC


Apresentação/Introdução
O estudo vem ao encontro dos profissionais dos mundos da educação e do trabalho, inquietos e inconformados com o perfil do egresso dos graduados do curso de odontologia e a situação de saúde bucal da população brasileira, com o desejo de mudança dessa realidade. O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem traz possíveis encaminhamentos promissores, de base problematizadora e crítico-reflexiva.


Objetivos
Avaliar os resultados da aplicação das abordagens educacionais construtivistas – metodologias ativas de ensino-aprendizagem, na preparação dos docentes e preceptores no campo da odontologia nos cenários de formação e de prática da educação em saúde.


Metodologia
Abordagem metodológica de natureza qualitativa no campo da pesquisa-ação. Privilegia a participação em vista da transformação da realidade, utilizando o método Projeto-intervenção. A população em estudo corresponde a 20 cirurgiões-dentistas, sendo 15 docentes do Curso de Odontologia da UFSC e 5 trabalhadores da Rede do Sistema Único de Saúde do município de Florianópolis/SC, que desenvolvem ações de preceptoria de estudantes de odontologia. Utiliza oficinas com base na aplicação das Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem e prepara os participantes do estudo para aplicação da abordagem pedagógica apreendida. Aplica um questionário para traçar o perfil socioprofissional dos participantes.


Resultados
Ao escolher um percurso metodológico que conjuga as perspectivas do “conhecer” e do “agir” em uma relação dialética entre pesquisa e ação, promove boas práticas educacionais e do trabalho. Destacam-se entre as potencialidades verificadas no uso da abordagem metodológica eleita: a educação construtiva; a interação; o desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica; do reconhecimento do contexto; do respeito ao conhecimento prévio e da diversidade; da escuta ampliada; do incentivo a busca de informações; a articulação dos saberes; e a aprendizagem significativa, trazendo novos papeis do educador e do educando na relação ensino-aprendizagem.


Conclusões/Considerações
A abordagem educacional construtivista se mostra potente junto a um conjunto de estratégias necessárias para inserir o trabalhador da saúde bucal na vertente da promoção da saúde, sob a perspectiva de seus determinantes gerais. Atender às necessidades sociais, com capacidade para interagir com a sociedade e desenvolver a capacidade de adaptação as equipes multidisciplinares, em detrimento ao isolamento ao consultório odontológico.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360