27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13i - Práticas de ensino em saúde 3 |
25940 - O ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE (CSHS) DESDE A PERSPECTIVA DE DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC) YEIMI ALEXANDRA ALZATE LÓPEZ - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA ISC /UFBA, MARCELO E. P. CASTELLANOS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA ISC /UFBA, NELSON F. DE BARROS - FCM/UNICAMP, LENY ALVES BOMFIM TRAD - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA / UFBA, DELMA BARROS-FILHO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA ISC /UFBA, MÍRIA MORAES DANTAS - INSTITUTO DE PSICOLOGIA / UFBA
Apresentação/Introdução Este trabalho integra a pesquisa “Perfil e contribuições das Ciências Humanas e Sociais no Campo da Saúde Coletiva: Pesquisa, Ensino e Extensão – foco nos Programas de Pós-Graduação (Capes)”. Apresentam-se alguns resultados da análise qualitativa das práticas de ensino de CSHS na SC, discutindo experiências, possibilidades, ambivalências e ambiguidades nas práticas de ensino das CSHS na SC.
Objetivos Analisar a percepção de docentes de CSHS sobre tendências, limites e desafios no Ensino das CSS no âmbito dos programas de PGSC
Metodologia Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com 18 professores pesquisadores de diferentes gerações, formações disciplinares, pertença institucional e regional. A análise permitiu identificar quatro categorias relacionadas as práticas de ensino: 1) As experiências de ensino das CSHS nas diferentes gerações de professores; 2) Desafios e possibilidades dos conteúdos, temáticas e metodologias de ensino; 3) Perfil dos alunos e; 4) “O mantra da interdisciplinaridade” - interfaces do ensino das CSHS.
Resultados Reforçou-se a ideia de que o contexto histórico influência a (re)configuração dos programas de pós-graduação e dos currículos, os critérios de avaliação dos programas, o perfil dos docentes, os temas de pesquisa, formas, conteúdo e metodologias de ensino. O recorte geracional dos entrevistados influenciou: a definição de dilemas, desafios e visões sobre o papel do docente; visões sobre o conteúdo considerado “básico” para a formação, teorias sociais a serem priorizadas, interdisciplinaridade, cooperação entre docentes. Identificou-se um panorama em que disputas e consensos se entrelaçam no tempo e no espaço.
Conclusões/Considerações Para os docentes, o ensino se apresenta como uma experiência gratificante, mas complicada, considerando a complexidade do campo da saúde e a diversidade nas práticas e metodologias de ensino. Ao final o que importa mais? A forma ou o conteúdo? O não consenso sobre estes aspectos passa por um recorte geracional, mas também pela diversidade de campos que compõem a área das CSHS e o perfil dos alunos que procuram a área.
|