Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13i - Práticas de ensino em saúde 3

25940 - O ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE (CSHS) DESDE A PERSPECTIVA DE DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC)
YEIMI ALEXANDRA ALZATE LÓPEZ - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA ISC /UFBA, MARCELO E. P. CASTELLANOS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA ISC /UFBA, NELSON F. DE BARROS - FCM/UNICAMP, LENY ALVES BOMFIM TRAD - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA / UFBA, DELMA BARROS-FILHO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA ISC /UFBA, MÍRIA MORAES DANTAS - INSTITUTO DE PSICOLOGIA / UFBA


Apresentação/Introdução
Este trabalho integra a pesquisa “Perfil e contribuições das Ciências Humanas e Sociais no Campo da Saúde Coletiva: Pesquisa, Ensino e Extensão – foco nos Programas de Pós-Graduação (Capes)”. Apresentam-se alguns resultados da análise qualitativa das práticas de ensino de CSHS na SC, discutindo experiências, possibilidades, ambivalências e ambiguidades nas práticas de ensino das CSHS na SC.


Objetivos
Analisar a percepção de docentes de CSHS sobre tendências, limites e desafios no Ensino das CSS no âmbito dos programas de PGSC


Metodologia
Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com 18 professores pesquisadores de diferentes gerações, formações disciplinares, pertença institucional e regional. A análise permitiu identificar quatro categorias relacionadas as práticas de ensino: 1) As experiências de ensino das CSHS nas diferentes gerações de professores; 2) Desafios e possibilidades dos conteúdos, temáticas e metodologias de ensino; 3) Perfil dos alunos e; 4) “O mantra da interdisciplinaridade” - interfaces do ensino das CSHS.


Resultados
Reforçou-se a ideia de que o contexto histórico influência a (re)configuração dos programas de pós-graduação e dos currículos, os critérios de avaliação dos programas, o perfil dos docentes, os temas de pesquisa, formas, conteúdo e metodologias de ensino. O recorte geracional dos entrevistados influenciou: a definição de dilemas, desafios e visões sobre o papel do docente; visões sobre o conteúdo considerado “básico” para a formação, teorias sociais a serem priorizadas, interdisciplinaridade, cooperação entre docentes. Identificou-se um panorama em que disputas e consensos se entrelaçam no tempo e no espaço.


Conclusões/Considerações
Para os docentes, o ensino se apresenta como uma experiência gratificante, mas complicada, considerando a complexidade do campo da saúde e a diversidade nas práticas e metodologias de ensino. Ao final o que importa mais? A forma ou o conteúdo? O não consenso sobre estes aspectos passa por um recorte geracional, mas também pela diversidade de campos que compõem a área das CSHS e o perfil dos alunos que procuram a área.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360