Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13i - Práticas de ensino em saúde 3

24538 - FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA: PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE A ATUAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA
LARISSA BAUNGARTNER ZEMINIAN - UFSCAR, SUELI FATIMA SAMPAIO - UFSCAR


Apresentação/Introdução
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) estabelecem que a formação dos nutricionistas deve ter ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). Nosso sistema está organizado em Redes de Atenção à Saúde (RAS) sendo a Atenção Básica (AB) a ordenadora da rede e coordenadora do cuidado. Ações de alimentação e nutrição na AB são importantes para contribuir com a qualidade de vida dos usuários.


Objetivos
Analisar a percepção de docentes dos cursos de graduação em Nutrição sobre a formação do nutricionista para atuação na Atenção Básica.


Metodologia
Pesquisa de abordagem qualitativa que teve como cenário Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da região sudeste do país, que oferecem curso de graduação em Nutrição e como população docentes, que ministram disciplinas com enfoque na AB, por meio do envio de questionário com dados de caracterização dos participantes e questões abertas. A formação dos nutricionistas para atuação na AB foi analisada a partir dos referenciais teóricos e temas utilizados pelos docentes, pela maneira teórica e prática como desenvolvem os temas em suas disciplinas e pelos aspectos potentes e desafiadores para a formação do nutricionista para atuação na Atenção Básica.


Resultados
Participaram 21 docentes de 13 IES. Os referenciais teóricos mais utilizados referem-se à Saúde Coletiva e somam-se a estes, em caráter complementar, referenciais intersetoriais e educacionais. Os temas considerados pelos docentes em suas disciplinas classificaram-se segundo as áreas das ciências estabelecidas pelas DCN e, a maneira de desenvolvê-los foi analisada de acordo com as abordagens teórica e prática utilizadas nas disciplinas. Identificaram-se aspectos potentes e desafiadores para a formação com ênfase na AB relacionados à própria formação, à atuação prática do futuro profissional e às políticas públicas de saúde e nutrição.


Conclusões/Considerações
A formação de nutricionistas para atuação na AB se pauta em referenciais teóricos diversos, que ampliam os assuntos para além de aspectos técnicos; considera o cuidado integral em saúde a partir de temas diversos, que são explorados em estratégias convencionais de ensino, metodologias ativas e estágio curricular e; podem ser potentes e/ou desafiadores, considerando a prática docente, a estrutura curricular e a articulação ensino-serviço.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360