Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13i - Práticas de ensino em saúde 3

23284 - FORMAÇÃO MÉDICA E VIVENCIAS NA GRADUAÇÃO: PERCEPÇÕES DA NOVA MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DA ANÁLISE QUALITATIVA DE GRUPOS FOCAIS.
LEONARDO SALES LIMA - UESPI, AMANDA DO CARMO ALVES - UESPI, ROBERTA MACIEL NEGREIROS - UESPI, DENISE HERDY AFONSO - UERJ


Apresentação/Introdução
Em 2001, o Ministério da Educação lançou as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina, que instituía incluir dimensões humanísticas e promover a integração e a interdisciplinaridade. Nesse trabalho, avaliamos esse aspecto em uma instituição de ensino superior pública que passou por mudança curricular em 2013, incluindo as Disciplinas de Vivências no Projeto Pedagógico.


Objetivos
Neste estudo, buscou-se identificar a percepção de estudantes de medicina acerca das disciplinas de “Vivências em Saúde” incluídas na última reforma curricular, assim como promover uma reflexão sobre a formação médica na instituição.


Metodologia
Foi realizado um estudo Qualitativo Descritivo. Participaram estudantes do segundo e terceiro ano, regularmente matriculados no curso de medicina de uma universidade estadual localizada no nordeste do Brasil; e que tinham cursado a disciplina “Vivência em Saúde”. A coleta de dados deu-se através de Grupos Focais, organizados conforme período e disciplina cursada. Cada grupo tinha no máximo 10 participantes, com seleção voluntária, a partir de convite prévio. Os grupos tiveram áudio gravados com a devida autorização dos participantes. As gravações foram transcritas e analisadas. As análises foram categorizadas e configuradas a partir de um referencial teórico atual.


Resultados
Os alunos mostraram-se insatisfeitos com a mudança. Eles relatam que não há comunicação entre as disciplinas humanísticas, e que elas parecem se repetir ao longo do curso. Um exemplo disso é a disciplina de Vivências, criada para inserir os alunos na prática precocemente e aproximá-los de problemas reais. Porém, ela tem sido descaracterizada e deu lugar a mais aulas teóricas sobre saúde pública e humanização. Os discentes revelam que chegaram até a assistir a mesma aula duas vezes em um único dia, em disciplinas diferentes. Dessa forma, os estudantes perdem a oportunidade de se tornarem profissionais ativos e inseridos no local que vão atuar.


Conclusões/Considerações
As mudanças no Projeto Pedagógico do curso de Medicina desta instituição não geraram uma melhora tão significativa na formação médica. Novas mudanças devem ser feitas, com a ajuda de docentes e discentes. Também é necessário diminuir a distância entre as áreas humanísticas e as biológicas, afim de garantir o desenvolvimento das práxis. Planejamento e Desenvolvimento Docente podem contribuir para o sucesso.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360