27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13i - Práticas de ensino em saúde 3 |
22479 - MONITORIA ACADÊMICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA LAÍS VARGAS BOTELHO - UFRJ MACAÉ PROFESSOR ALOÍSIO TEIXEIRA, ANA ELIZA PORT LOURENÇO - UFRJ MACAÉ PROFESSOR ALOÍSIO TEIXEIRA, MARIA GOUVÊA DE LACERDA - UFRJ MACAÉ PROFESSOR ALOÍSIO TEIXEIRA
Apresentação/Introdução A monitoria é uma estratégia pedagógica em que monitores auxiliam colegas menos avançados no currículo e oportunizam um canal dialógico entre docentes e discentes, que pode auxiliar no redirecionamento da formação profissional em saúde, agregando mais crítica, autonomia e humanização, como requer a atuação no Sistema Único de Saúde. Contudo, a monitoria é ainda pouco estudada no ensino em saúde.
Objetivos Revisar a literatura sobre monitoria na área da saúde para identificar dificuldades e potencialidades dessa estratégia acerca da formação profissional em saúde. Visa-se contribuir com a consolidação desse tema no cenário da saúde no Brasil.
Metodologia Duas pesquisadoras fizeram busca sistemática e independente de artigos nas bases Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde, usando descritores e palavras pré-selecionados. Foram critérios de inclusão: ser estudo original que avalia experiência de monitoria em cursos de graduação no Brasil, por meio de relatos de casos e/ou de resultados de pesquisa, com abordagem quantitativa e/ou qualitativa; ser publicado antes de abril/2017 em revista indexada nas bases selecionadas. Os trabalhos foram analisados qualitativamente para identificar as potencialidades e entraves sobre as experiências de monitoria. Também foi verificada a avaliação das revistas de publicação segundo o critério qualis.
Resultados Foram recuperados 14 artigos sobre monitoria na graduação, a maioria em cursos da saúde de instituições públicas do Sul e Sudeste, sendo 7 somente em Enfermagem ou Medicina. Apesar de originais, os trabalhos tiveram caráter primordialmente descritivo. Houve pouca discussão sobre a contribuição da monitoria para a formação em saúde e sobre a gênese dos entraves à sua realização. Os pontos positivos da monitoria identificados foram: ampliação do aprendizado e autonomia discente, aproximação do monitor com a docência e estreitamento de relações entre seus agentes. As dificuldades foram: escassez de tempo comum para dedicação à monitoria e pouca adesão dos alunos às atividades propostas.
Conclusões/Considerações Conclui-se que a monitoria beneficia a formação, mas que são precisos estudos aprofundados sobre essa prática nos diversos cursos da saúde, enfocando, sobretudo, maneiras específicas de contribuir para a formação de egressos mais preparados para as demandas sociais do serviço de saúde. É preciso discutir os proveitos da monitoria nas diversas instâncias acadêmicas a fim de adequá-la ao currículo formal e beneficiar um maior coletivo de alunos.
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