27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13h - Diálogos educativos: crianças e adolescentes |
26208 - ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM CRIANÇAS ANA CRISTINA OLIVEIRA BARRETO - UFC, CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUÇAS - UFC, KARINE MOREIRA DE MELO - UFC, PATRÍCIA NEYVA DA COSTA PINHEIRO - UFC, RAYSSA MATOS TEIXEIRA - UFC, PRISCILLA CAROLINNE ARAÚJO DE FREITAS - UFC, MARIANNE MAIA DUTRA BALSELLS - UFC, JÉSSICA LOURENÇO CARNEIRO - UFC, THAÍS RODRIGUES PAULA - UFC, PURDENCIANA RIBEIRO DE MENEZES - UFC
Período de Realização Atividade desenvolvida com crianças em janeiro de 2017.
Objeto da Experiência Orientar crianças sobre alimentação saudável, por meio da utilização de alimentos típicos da região.
Objetivos Descrever a experiência de uma atividade educativa sobre alimentação saudável com crianças.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por profissionais residentes da Residência Integrada em Saúde, com ênfase em Saúde da Família e Comunidade, em um Centro de Educação Infantil no interior do Ceará. Participaram do estudo 40 crianças, com faixa etária de 3 a 5 anos de idade. A atividade educativa foi composta em duas etapas: higienização das mãos e contato com os alimentos. A coleta de dados acorreu por meio da observação participativa.
Resultados Inicialmente, as crianças foram convidadas a higienizar as mãos com auxílio dos profissionais residentes, através do ensino da técnica correta. Em seguida, alimentos in natura como frutas e legumes, foram demonstrados para que o público infantil, afim de que pudessem tocá-los e adivinhar seus nomes. Dentre os alimentos selecionados tinham-se batata, chuchu, cenoura, beterraba, tomate, banana e melão. Em seguida, foram disponibilizados os alimentos para a degustação das crianças.
Análise Crítica Para realização de atividades educativas é preciso empregar estratégias que se adequem ao ciclo de vida do participante, sendo as atividades lúdicas ferramenta necessária quando se trata do público infantil. Considera-se que a alimentação saudável tem sido alvo de debates no contexto atual, sendo cada vez mais necessário sensibilizar crianças acerca dessa temática. Percebeu-se que muitas crianças desconheciam os alimentos expostos e até se surpreenderam positivamente com eles.
Conclusões e/ou Recomendações Escolher estratégias considerando as peculiaridades do público alvo se faz necessário para a efetividade das atividades educativas, especialmente quando se refere as crianças. Ao discutir sobre alimentação saudável buscar-se aguçar os sentidos e a imaginação infantil, como também romper com os paradigmas impostos pela sociedade e meio cultural.
|