27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13h - Diálogos educativos: crianças e adolescentes |
24310 - PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS VOLTADA AO PÚBLICO ADOLESCENTE LUCIANA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA - UFMA, ALLEFI LUCAS ALMEIDA DOS SANTOS - UFMA, ANDERSON FELIPE DE SOUSA REIS - UFMA, DÁRA MARIA SÁ REGO - UFMA, ÍTALO SANTOS DOS REMÉDIOS RIBEIRO - UFMA, JUAN MARCOS ARAÚJO REIS - UFMA, KLAYVER SAMUEL SANTOS FERREIRA - UFMA, LUCAS RODRIGUES DE SANTANA - UFMA, MARIA LUIZA VIEIRA DOS SANTOS - UFMA, LÍVIA ANNIELE SOUSA LISBOA - UFMA
Período de Realização De 13 de novembro a 11 de dezembro de 2017
Objeto da Experiência Ação de prevenção por meio de educação em saúde como alternativa básica para o controle das doenças sexualmente transmissíveis entre adolescentes.
Objetivos A realização da atividade de promoção de educação em saúde teve como objetivo abordar o contexto das DSTs ao público adolescente alertando-os sobre os riscos que estão expostos no que tange à prática sexual sem proteção. Visou expor algumas dessas doenças como se manifestam e métodos de prevenção.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência de trabalho de educação em saúde desenvolvido no módulo Eixo Integrador I voltado para alunos de escola comunitária da periferia de São Luís – MA. Esta experiência de ensino foi realizada em campo de prática do 1º período de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Por meio de uma palestra expositiva, buscou-se promover o conhecimento dos adolescentes sobre alguns tipos de DSTs como HPV, sífilis e AIDS e como se manifestam no organismo.
Resultados Participaram da ação educativa 46 adolescentes entre 12 e 16 anos. Ocorreram algumas dificuldades na realização da ação como escassez de recursos matérias e difícil de acesso ao local. Contudo, a atividade ocorreu satisfatoriamente e desencadeou a reflexão nos adolescentes, com a exposição de dúvidas e esclarecimento de mitos. Possibilitou ainda uma experiência inédita para os alunos do primeiro período de medicina com o desenvolvimento de habilidades e práticas de comunicação e educacionais.
Análise Crítica Foi possível observar que os adolescentes estavam habituados a discutir essa temática, porém ainda apresentavam dúvidas e demonstraram interesse em dialogar mais sobre o assunto. Além disso, percebeu-se nos alunos de medicina o prazer em vivenciar tal experiência contribuindo com o cuidado à saúde dos adolescentes e os estimulando para continuarmos investindo em ações de promoção em saúde. Sendo notória a importância desse tipo de ação de promoção da saúde para a comunidade e estudantes.
Conclusões e/ou Recomendações Com a realização do Eixo Integrador percebeu-se que a ação educativa sobre a prevenção contra DSTs para adolescentes na comunidade do Aquiles Lisboa foi satisfatória no âmbito de primeira experiência dos acadêmicos, expressando a mensagem a qual foi destinada a palestra de informar, prevenir e alertar sobre os possíveis riscos de adquirir tais doenças. O trabalho foi também de essencial importância ao aprendizado acadêmico e social.
|