27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13h - Diálogos educativos: crianças e adolescentes |
23380 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA GUSTAVO VIOTTO GONÇALVES - UFPR, KAREN DANIELLE BORNANCIM - UFPR, VANESSA APARECIDA DALAGRANA - UFPR, INGRID STEPHANY FREITAS MURACAMI - UFPR, JEFERSON SILVA BISPO DE ARAÚJO - UFPR, TERESA CRISTINA CESAR OGLIARI - UFPR, ELAINE MACHADO BENELLI - UFPR, BIANCA BUSATO - UFPR, ALBA ELISABET FRANCISCO RUAS DE LIMA - CAEPG, GUILHERMINA RODRIGUES NOLETO - UFPR
Período de Realização O projeto de extensão universitária foi realizado duas vezes por semana de maio de 2016 a abril de 2017.
Objeto da Experiência O estudo teve como objetivo proporcionar a melhora da qualidade de vida do público alvo, por meio de atividades de educação em saúde.
Objetivos Promover uma melhor qualidade de vida para o público por meio do incentivo e aplicações de ações para mudanças de hábitos individuais e/ou coletivo, e, dar oportunidades para acadêmicos da UFPR de entrar em contato com a comunidade, promovendo a interação entre a universidade e a sociedade.
Metodologia O projeto foi realizado no Centro Sócio Educativo Padre Giocondo (CAEPG), no bairro Cajuru de Curitiba/PR, com aproximadamente 120 crianças de 5 a 12 anos. Esta instituição acolhe crianças, em contra turno escolar, que se apresentam em situação de vulnerabilidade social. Para o desenvolvimento das atividades foram realizados círculos de oficinas utilizando materiais audiovisuais diversos relacionados à saúde. Diferentes metodologias de aprendizagem foram necessárias para as crianças fixarem os assuntos trabalhados.
Resultados Os resultados mostram que o público alvo assimilou muito bem as informações trabalhadas, principalmente aquelas referentes ao autocuidado e aprendizado. Estes resultados puderem ser observados pelo interesse em participar durante os encontros, com questionamentos e colaboração para a execução das atividades. Além disso, foi observado pela equipe da a instituição que muitas das crianças e adolescentes mudaram seus hábitos individuais e/ou coletivos.
Análise Crítica Percebemos a importância de trabalhar com a educação em saúde na infância e adolescência, ressaltando que a realização de educação em saúde, iniciada por uma base teórica seguida por uma atividade auxilia na fixação do conteúdo. Foi possível, também, o ganho de aprendizagem pelos estudantes da UFPR, visto o incentivo à criatividade para a realização das atividades no decorrer dos encontros, e a contribuição para sua formação como cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que o público assimilou as informações referentes a higiene geral e bucal, os sentidos do corpo humano, alimentação saudável e atividade física, os quais foram verificados pelas mudanças de hábitos individuais e/ou coletivos observados na instituição. Além disso, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar ativamente da interação entre a universidade e a sociedade, despertando-os para o comprometimento com a realidade social.
|