27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13h - Diálogos educativos: crianças e adolescentes |
21614 - EXPERIÊNCIA DOS DISCENTES DE SAÚDE COLETIVA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, ABORDANDO O TEMA: PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL, TABACO, CRACK E OUTRAS DROGAS. LORENA MOREIRA DE SOUZA - UNIFESSPA, ANGÉLICA POMPEU LIMA - UNIFESSPA, CAROLINE DE SOUZA LIMA - UNIFESSPA, ALESSANDRA LEITE MIRANDA - UNIFESSPA, DAYANE SILVA DE SOUZA - UNIFESSPA, HELEN BRITO COSTA - UNIFESSPA, IOANA STHEFFENY BORBA SANTOS - UNIFESSPA, ANA CRISTINA VIANA CAMPOS - UNIFESSPA, ALINE COUTINHO CAVALCANTI - UNIFESSPA
Período de Realização Segundo semestre de 2017.
Objeto da Experiência Foram contempladas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) 4 escolas do ensino fundamental, sendo visitadas 15 turmas entre o 4º e 7º anos.
Objetivos Proporcionar conhecimento sobre prevenção ao uso de drogas a alunos de escolas públicas de Marabá para que sejam sensibilizados quanto aos efeitos nocivos ao indivíduo e à sociedade e se tornem multiplicadores destas informações em seu meio social.
Metodologia As ações foram planejadas de acordo com a demanda das escolas e realizadas nas salas de aula. Inicialmente os alunos eram provocados quanto ao conhecimento sobre o tema, depois as informações eram expostas através de cartazes para guiar a temática, ilustrar os dados, incentivar os questionamentos e partilha de vivências. Ao final das ações, os alunos confirmaram o entendimento sobre o tema através de desenhos ou frases que colaborassem para a prevenção ao uso de drogas.
Resultados Foi encontrada uma realidade impactante na qual crianças relataram em seu dia-a-dia a participação de usuários de drogas ilícitas, sendo comum em sua comunidade a venda e uso de drogas. Tal contexto pode gerar situações de violência e acarretar traumas futuros, causando problemas de saúde e de sociabilidade. Assim, as ações preventivas são uma importante ferramenta de promoção da saúde, sobretudo através do PSE, já que a escola constitui importante meio de convivência e formação.
Análise Crítica Algumas escolas se destacaram com alunos mais expressivos e participativos ao relatar suas experiências relacionadas ao tema de prevenção ao uso de drogas. Uma pequena parte dos alunos não se empenhou em participar das ações. O principal destaque é o caráter preventivo dessa experiência, contemplando informações populares sobre drogas, acentuando seus efeitos nocivos, e a transformação dos alunos em multiplicadores sociais destas informações.
Conclusões e/ou Recomendações Na educação popular em saúde há uma política de ouvir e ser ouvido e, segundo Paulo freire, a escuta ampliada dentro de uma ação conjunta de reflexão é de grande importância. O caráter preventivo das ações do PSE merece destaque, mostrando-se efetivo na prevenção ao uso de drogas. A participação dos discentes nas ações de educação foi um estímulo à reflexão sobre como será a vida profissional e sobre como devem reagir às dificuldades e demandas.
|