Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13g - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1

28047 - FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM: SINGULARIDADES NA REFLEXÃO E RESSIGNIFICAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA
JULIANA - UFBA


Período de Realização
A experiência de facilitação de aprendizagem foi realizada no ano de 2017.



Objeto da Experiência
Facilitação de aprendizagem (tutora) no Curso de Especialização em Gestão da VISA (PROADI/SUS) parceria com IEP/HSL no interior da Bahia.


Objetivos
Relatar a experiência da formação profissional no Curso de Especialização em Processos Educacionais e o desenvolvimento da prática pedagógica como facilitadora de aprendizagem no ensino por metodologias ativas do Curso de Especialização em Gestão da VISA (PROADI-SUS).



Metodologia
As possibilidades e o papel do facilitador de aprendizagem apresentados possibilitou problematizar no campo investigativo uma produção para o estabelecimento, entre alguns elementos, de encontros, intercessões, conexões e ecos produzindo a reflexão “a partir” do devir-facilitador, e não em torno somente de conceitos teóricos. Ou seja, no encontro entre teoria e prática produzi uma abertura para produção de novas possibilidades e novos conhecimentos.


Resultados
A reflexão da prática pedagógica foi um acontecimento que se constituiu em movimento, com articulação das relações e pensamentos do facilitador de aprendizagem, considerando as singularidades e inseparabilidade do subjetivo do objetivo e sensibilidade da razão. Relata-se a experimentação e a experiência subjetiva na formação do facilitador de aprendizagem. A relação do facilitador de aprendizagem com sua própria prática e com o mundo que permite uma multiplicidade na representação de cada experiência.


Análise Crítica
Atuar “em e com” as metodologias ativas é diferente. A intencionalidade da metodologia ativa está além da compreensão de suas potências e disponibilidade intelectual e afetiva (valorização) para trabalharem conforme a proposta. Na fronteira do ato político com as escolhas da facilitação de aprendizagem é que se aproxima o ato das escolhas, dos percursos e da criação porque não há um guia, nem um jeito de se fazer. Tudo é experimentando.Experimentando com nossos modos de ser.


Conclusões e/ou Recomendações
O devir-facilitadora se constitui no movimento de diferenciação. A aprendizagem é um processo de produção de subjetividades. Nesse sentido, todo o percurso no EPES e na facilitação de aprendizagem instituiu novas posturas, novo pensar na intervenção na sala de aula. Metodologias ativas afetam profundamente o devir. Para além das técnicas pedagógicas utilizadas nas metodologias ativas a facilitação de aprendizagem é em ato.

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