27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13g - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1 |
24978 - GRUPO “FAÇA A SUA PARTE": APOIO INTERSETORIAL NA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO ENFRENTAMENTO À FEBRE AMARELA RAFAELA FABIANE GOMES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA/MG, CAROLINE ROMANI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA/MG, CARLOS SILVA POLITE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA/MG, JULIANA CLEMENTE FURTADO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA/MG, DAYANNA MARY DE CASTRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA LIMA/MG
Período de Realização Início em janeiro de 2018 e atualmente em curso.
Objeto da Experiência Construção de grupo de apoio institucional intersetorial para planejamento e execução de ações de educação em saúde.
Objetivos Organizar, de forma colegiada, ações mais eficazes de educação permanente e educação popular em saúde, com uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como auxiliar na contenção do avanço da Febre Amarela e arboviroses transmitidas pelo Aedes em Nova Lima (MG).
Metodologia Relato da implantação de grupo de apoio institucional cuja formação e atuação são pautadas nos referenciais teórico-metodológicos de apoio institucional e educação popular em saúde. A criação do grupo surgiu da necessidade de ações frente a uma situação de emergência em saúde publica, em função do avanço da febre amarela na cidade. Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, o grupo é formado por servidores municipais de diversas secretarias e representantes da sociedade civil.
Resultados Após encontros iniciais para discussão do problema alvo e alinhamentos teóricos pertinentes, o grupo promoveu ações de educação permanente para profissionais de todos os níveis de atenção à saúde no município (públicos e privados), blitz educativa e rodas de conversa com a população, além de fortalecer ações da gestão municipal que têm relação com o problema enfrentado, como a parceria na implantação da coleta seletiva na cidade.
Análise Crítica Embora ações de educação permanente e educação popular já fossem realizadas no município, percebemos que a construção dava-se, na maior parte do tempo, sem a participação de todos os atores envolvidos e interessados e com predomínio de ações de educação depositária que limitam a eficácia das intervenções na medida em que não se verifica a aplicação dessas na rotina dos serviços nem no cotidiano dos cidadãos.
Conclusões e/ou Recomendações A atuação do Grupo “Faça a sua Parte” demonstra a importância do fortalecimento de laços entre o setor público e a sociedade civil na construção de práticas que sejam mudanças perenes na rotina dos cidadãos, na organização dos processos de trabalho das equipes, na situação de saúde do município. O grupo, em função do seu sucesso, continua ativo em suas ações no tema que o originou, e já começa a ser acionado para abordagem de outras situações.
|