27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13g - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1 |
23325 - PERFIL DOS ALUNOS APROVADOS NO CURSO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA EM EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE AMBIENTAL CARMEN ILDES RODRIGUES FRÓES ASMUS - IESC/UFRJ, IVISSON CARNEIRO MEDEIROS DA SILVA - IESC/UFRJ, MARIA IZABEL DE FREITAS FILHOTE - IESC/UFRJ, MAÍRA LOPES MAZOTO - IESC/UFRJ
Período de Realização O curso foi ofertado no período de maio a agosto de 2017.
Objeto da Experiência Curso de capacitação a distância ofertado para profissionais com nível superior atuantes no Sistema Único de Saúde de todo o território nacional.
Objetivos Apresentar o perfil dos alunos aprovados na primeira turma do Curso de Capacitação a Distância em Epidemiologia em Saúde Ambiental do Laboratório de Educação a Distância do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABEAD/IESC/UFRJ).
Metodologia Utilizando a metodologia de Educação a Distância (EAD), os conteúdos dos cursos foram desenvolvidos no formato de materiais instrucionais, tendo como base o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e organizacionais para a capacitação de profissionais para atuarem no campo da vigilância em saúde ambiental. O curso tem um enfoque teórico-prático.
Foram ofertadas 500 vagas para profissionais de nível superior do Sistema Único de Saúde de todo o território nacional.
Resultados Dos 469 alunos matriculados, 287 (61,2%) foram aprovados, sendo 59% da esfera municipal, 22,6% da estadual e 18,4% da federal. Oitenta e seis por cento atuam na Vigilância em Saúde, sendo 49% na Vigilância em Saúde Ambiental.
Destes 30% da Região Sudeste, 23% da Região Nordeste, 18% da Centro-Oeste, 16% da Norte e 1% da Sul, tendo sido contempladas 22 das 27 Unidades da Federação.
O curso apresentou uma taxa de evasão de 15,5% e uma taxa de reprovação de 3,4%.
Análise Crítica A Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) é um campo da saúde coletiva caracterizado pela transversalidade em todo o SUS e intersetorialidade. Não conta com um curso específico ao nível de graduação e envolve saberes de disciplinas diversas.
Ela não se encontra implementada em todos os municípios brasileiros e em muitos daqueles onde já se encontra funcionando verifica-se a necessidade de capacitação dos seus profissionais. Para isto, a formação e qualificação em grande escala se faz necessária.
Conclusões e/ou Recomendações A globalização provocou transformações em diversos setores da sociedade e novas demandas foram colocadas, tanto nos conteúdos quanto na velocidade e escala do processo educativo.
Diante deste contexto, a EAD surge como uma alternativa para a formação permanente, visto que é uma comprovada tecnologia educacional que tem como proposta levar o conhecimento a grandes contingentes populacionais.
|