Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13g - Experiências dialógicas nos teritórios, serviços e na formação em saúde 1

22629 - REPENSANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS CURSOS DA REDE CEGONHA PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO NORTE
FERNANDA CARLA FAUSTINO DA SILVA - CEFOPE/RN, MARILYN ANDERSON ALVES BONFIM - FIOCRUZ


Período de Realização
Ação pedagógica desenvolvida com docentes das turmas da Atenção Básica entre abril e julho de 2017.


Objeto da Experiência
Trata-se de uma ação pedagógica, junto a docentes de um curso de aperfeiçoamento, sobre avaliação da aprendizagem e a prática no serviço de saúde.


Objetivos
Provocar uma rediscussão das estratégias avaliativas utilizadas no CEFOPE/RN que tem como referência instrumentos e escalas de avaliação que a escola proporciona aos docentes para validar a aplicabilidade dos conhecimentos desenvolvidos nos componentes trabalhados.


Metodologia
Em uma perspectiva qualitativa, a metodologia desta experiência consistiu em uma roda de conversa com docentes, que tratou de abordagens e estratégias de avaliação, aplicadas no desenvolvimento do curso de aperfeiçoamento em atenção à mulher no período gravídico-puerperal, ao recém-nascido e à criança na atenção básica, do CEFOPE/RN. Tal oportunidade foi enriquecida de significados apresentados por meio da literatura, bem como estimulou os participantes a descrever experiências vivenciadas.


Resultados
Os relatos das docentes exemplificam práticas realizadas em sala de aula e remetem a situações na qual correlacionam a orientação dos conteúdos previstos nas competências a serem alcançadas no curso, com as atividades que os alunos desenvolvem em serviço, representando, assim, um processo de ensino-aprendizagem que agrega teoria e prática. Destaca-se nesse processo, a troca de ambos os atores, a partir do retorno prático dos alunos/profissionais de saúde aos conteúdos ministrados pelas docentes.


Análise Crítica
A avaliação exige ampliação do olhar e reflexão permanente das ações educativas, para que os processos de construção da aprendizagem e seus resultados aproximem-se ao máximo do que se espera de uma educação comprometida com as transformações da realidade. Tratando-se de educação em saúde, essa aproximação se espelha em retornar ações aos serviços, podendo provocar mudanças nas práticas dos profissionais e, como consequência, promover melhorias aos usuários dos serviços.


Conclusões e/ou Recomendações
A experiência mostrou a importância dos momentos de formação docente, especialmente no âmbito da educação em saúde, que em seu fazer, extrapola os conteúdos propostos nos Planos de Curso. A didática prescrita não atende a necessidade da percepção do aluno/trabalhador de maneira integral. Os docentes, com criatividade e empatia, mostraram que podem desenvolver atividades que transcendam as paredes da sala de aula e cheguem aos serviços de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360