27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13f - Práticas de ensino em saúde 2 |
28814 - CONQUISTAS E DESAFIOS NA REORGANIZAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES DE SAÚDE COLETIVA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PELO PET GRADUASUS PATRÍCIA SUGURI CRISTINO - EBMSP E UFBA, MÔNICA MOURA COSTA E SILVA - EBMSP E SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DA BAHIA (SESAB), TATIANA FREDERICO DE ALMEIDA - SMS SALVADOR E UFBA, ROSÂNGELA FONTES DOS SANTOS - SMS SALVADOR, TICIANE TEIXEIRA DE MENDONÇA - SMS SALVADOR, HALINE SOUZA ANTUNES - SMS SALVADOR, CAROLINA RIBEIRO PEDRAL SAMPAIO - SMS SALVADOR, RAPHAEL SANTOS SANDE - EBMSP, MOISÉS VILA FLOR SANTOS NETO - EBMSP, CATARINA RIBEIRO ABREU - EBMSP
Período de Realização De 10 de fevereiro a 03 de novembro de 2017.
Objeto da Experiência Relato das conquistas e desafios enfrentados por duas professoras de odontologia ao repensar os componentes curriculares de Saúde Coletiva de uma IES.
Objetivos Apresentar a proposta de reorganização dos componentes curriculares de Saúde Coletiva do curso de Odontologia de uma IES, suas conquistas e os principais desafios enfrentados no processo.
Metodologia Apresentação do processo de mudança e integração dos componentes curriculares de Saúde Coletiva I, II, III, IV e V, Saúde Bucal Coletiva I e II, Ética e Bioética e Psicologia em Saúde. Análise dos planos de ensino a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Socialização com docentes da área e consulta bibliográfica. Identificação dos principais desafios e definição das estratégias de enfrentamento. Relato de tutores, preceptores e estudantes de odontologia do PET GraduaSUS sobre o processo.
Resultados Conquista de locais de prática na Atenção Básica do SUS municipal para os componentes curriculares de Saúde Coletiva. Vivência dos estudantes de Estágio Supervisionado na estratégia de Saúde da Família. Ressignificação do SUS entre os estudantes de odontologia, desde os primeiros semestres de formação. Integração ensino-serviço com sustentabilidade. Planos de ensino de componentes curriculares de Saúde Coletiva reorganizados à luz das DCNs.
Análise Crítica As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de saúde preconizam o SUS como lócus primordial para a formação, com vistas a atender as necessidades sociais da saúde, com integralidade, qualidade e humanização da atenção, para formação humanista, crítica e reflexiva. O trabalho do grupo de odontologia do PET GraduaSUS possibilitou a integração, de fato, entre a IES e a SMS, ao viabilizar a inserção dos estudantes de odontologia na ESF do SUS municipal, para além dos ajustes curriculares.
Conclusões e/ou Recomendações A perenidade dos resultados alcançados pelo PETgraduaSUS depende do amadurecimento do vínculo criado entre as duas instituições (IES e Secretaria Municipal de Saúde), numa construção permanente. No entanto, pode-se afirmar que o trabalho do PET GraduaSUS foi fundamental para a ampliação de cenários de prática qualificados, que beneficiaram o ensino da Saúde Coletiva em diferentes momentos do curso.
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