27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13f - Práticas de ensino em saúde 2 |
28745 - ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE FACILITADORES DE UMA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA: DESCREVENDO A EXPERIÊNCIA LEIDY DAYANE PAIVA DE ABREU - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA, OLGA MARIA DE ALENCAR - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA, ANDRÉ LUIS BEZERRA TAVARES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA, LENI LÚCIA NOBRE MOURA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, HELLOISE BARBOSA NERY - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, PRISCILA CHAGAS DA COSTA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, THAYZA MIRANDA PEREIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ
Período de Realização Experiência realizada no período de agosto de 2017 a fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência Estratégias pedagógicas ensino no processo de facilitação docente para estudantes de Especialização em Saúde Pública.
Objetivos Descrever a experiência de facilitadores docentes por meio estratégias pedagógicas de ensino na segunda turma de Especialização em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública do Ceará.
Metodologia Relato de experiência de facilitadores docentes da Especialização em Saúde Pública. Com competências de oferecer suporte ao aluno, coordenação e professor do módulo, nas atividades pedagógicas, planejamento, encontros presenciais, discussões, Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL, feedback de avaliação, trabalhos em grupo, rodas de conversas e estimulo aos alunos para uso e realização das atividades na ESP virtual. Foi utilizado diário de campo para coleta e análise na literatura científica.
Resultados A experiência mostrou que a facilitação é uma potente estratégia pedagógica de ensino na construção do conhecimento. As situações problemas “PBL”, construídas através de conteúdos pré-definidos nos módulos, estimulam alunos a dialogar sobre suas experimentações de vida no cotidiano do trabalho. As metodologias ativas ampliaram a percepção da realidade dos alunos, dando sentido prático ao conhecimento. A ação-reflexão através de feedback de autoavaliação foi necessária para aprendizagem individual e coletiva.
Análise Crítica Facilitação docente tem papel relevante no processo de formação. Essa prática pedagógica é feita de maneira compartilhada e dialogada. Sua participação no processo de ensino tem contribuído para o exercício de uma aprendizagem crítica reflexiva. O Facilitador coloca alunos diante de situações novas, desconhecida e imprevista, que demanda reconstrução do conhecimento compartilhado entre discentes e docentes.
Conclusões e/ou Recomendações Portanto, a facilitação docente uma é estratégia que articula teoria-prática e construção de competência para a ação-reflexão formuladas nas vivências dos alunos. O facilitador que associa às metodologias ativas nas aulas e o uso do PBL, potencializa em termos de vivências uma aprendizagem significativa com reconhecimento de diferentes saberes necessários para formação profissional.
|