27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13f - Práticas de ensino em saúde 2 |
27759 - CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA ENSINO-SAÚDE (COAPES): VIVENCIANDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO MÉDICO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE JULIANA GONÇALVES - FITS, VANESSA PEREIRA PIASSON MAZIERO - FITS, TEMISSON JOSÉ DOS SANTOS - UNIT, ANA CAROLINA CAVALCANTI PESSOA DE SOUZA - FITS, RICHARD HALTI CABRAL - UNIT, ALBERTO ALVES DE LIMA - SMS-JG, VÍVIAN RODRIGUES ALVES - SMS-JG, CAROLINA PIEDADE MORAIS DE FREITAS SOARES SILVA - SMS-JG, BRUNO COSTA DE MACÊDO - SMS-JG
Período de Realização Outubro a Dezembro de 2017, o processo de organização até a assinatura do COAPES.
Objeto da Experiência Integração ensino-serviço na construção do contrato organizativo de ação pública ensino-saúde, vivências de parcerias para implantação de curso médico
Objetivos Relatar a experiência da parceria entre a Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (FITS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para organização do fluxo e implantação de um curso médico integrado à rede de saúde municipal, no contexto do Programa Mais Médicos e COAPES.
Metodologia Comprometida em disponibilizar às instituições de ensino a rede de atenção à saúde de maneira formalizada, a SMS lançou edital do COAPES. Para implantação do curso, representantes da FITS e SMS visitaram Equipes de Saúde da Família, visando campos para estágios e residências. Conversou-se com as equipes para avaliar a operacionalização do curso no serviço por meio do COAPES. Posteriormente, a FITS, com participação da SMS, realizou reuniões com preceptores para aprofundar as pautas das visitas.
Resultados O COAPES possibilitou à FITS organizar um importante eixo do curso - o Programa de Integração do Ensino em Saúde da Família - no qual insere os estudantes de medicina do primeiro ao oitavo período do curso na rede de saúde, particularmente em 17 Equipes (preceptoras) de Saúde da Família. Além disto, convênios para estágios em ambulatórios, internato e residência médica já foram discutidos com hospitais. As residências serão em Medicina de Família e Comunidade, Cirurgia Geral e Clínica Médica.
Análise Crítica Tal experiência, primeira em Pernambuco, oportunizou uma aproximação sólida entre a FITS e SMS. Associados à Lei do Programa Mais Médicos, os editais 6/2014, para mantenedoras e 03/2013, para municípios, convergiram as instituições envolvidas na implantação da faculdade de medicina do Grupo Tiradentes em Jaboatão dos Guararapes de modo cuidadoso, que respeitasse a autonomia do serviço ao mesmo tempo em que firma um curso planejado, organizado e mais próximo das demandas de saúde do município.
Conclusões e/ou Recomendações A assinatura do COAPES pôde assegurar a operacionalização do Projeto Pedagógico de Curso da FITS na rede de saúde de Jaboatão com uma segurança jurídica, onde os direitos e deveres estão fundamentados. Um curso médico integrado à rede e suas necessidades refletirá tanto na formação de médicos conectados com a realidade de saúde quanto em um serviço com melhor assistência, na medida que possui médicos mais preparados e comprometidos.
|