Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13f - Práticas de ensino em saúde 2

24644 - PRATICAS INTERDISCIPLINARES DE INTERAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE (IESC): UM NOVO OLHAR SOBRE A SAÚDE COLETIVA
MIRIAN BEATRIZ GOMES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, RAFAELA NACIMENTO LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, FABIANNA FABÍOLA NÉRI TEIXEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, KÉSSIA CATARINA BELÍZIO DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, CHAYANNE CHRISTINI ALVES BEZERRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA


Período de Realização
Durante os três primeiros anos do curso de medicina.


Objeto da Experiência
Perspectiva dos acadêmicos de medicina sobre a atenção primaria e saúde coletiva nos três primeiros anos de IESC e seu impacto na prática médica.


Objetivos
Promover maior integração entre os estudantes e a comunidade; estimular o interesse dos estudantes pela atenção primária, bem como pela saúde coletiva, além de proporcionar uma perspectiva ampliada do cuidado em saúde.


Metodologia
As práticas interdisciplinares de interação ensino, serviço e comunidade fazem parte de uma metodologia ativa baseada na problematização que permite uma maior integração entre as várias áreas da saúde coletiva. O ISEC engloba diversas atividades teórico-práticas com supervisão de um profissional de saúde, como médicos e enfermeiros que atuam como facilitadores do processo de aprendizagem e tem o estudante como sujeito ativo desse processo.


Resultados
A disciplina de interação, ensino e comunidade (IESC), permite um maior ensino-aprendizagem dos estudantes, que a partir de um problema observado conseguem traçar estratégias e aplica-las na comunidade em questão, além disso estimula a boa relação médico -paciente desde a universidade levando em consideração suas particularidades culturais e o respeito à diversidade.


Análise Crítica
Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados pela implantação do IESC na grade curricular do curso de graduação em medicina, esbarramos nas carências da gestão do Sistema Único de Saúde, na desvalorização da atenção primária e muitas vezes na falta de articulação entre os profissionais das unidades básicas de saúde, todas essas deficiências refletem diretamente na precarização do ensino ofertado aos acadêmicos.


Conclusões e/ou Recomendações
Logo, as transformações do currículo medico com a inserção de disciplinas voltadas para atenção primária, contribuem significativamente para a efetivação dos princípios básicos do SUS, para melhoria do cuidado, humanização do atendimento e valorização dos determinantes sociais do processo saúde-doença.

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01

março

2018

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