27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13f - Práticas de ensino em saúde 2 |
24296 - INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE NUTRIÇÃO NA ABORDAGEM DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS INGRYD GARCIA DE OLIVEIRA - UFG, LARISSA DE FARIAS ALVES - FUG
Período de Realização A experiência relatada no presente trabalho foi realizada no mês de novembro no ano de 2017.
Objeto da Experiência Promover a interdisciplinaridade na construção do conhecimento acerca das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC).
Objetivos Possibilitar a abordagem dos conteúdos de forma interdisciplinar. Além de instigar os estudantes às práticas de educação alimentar e nutricional que dialogassem e promovessem o interesse de alunos e professores da instituição pelo tema abordado.
Metodologia Realizou-se a experiência no contexto das disciplinas de Nutrição e Dietética e Educação Nutricional, do curso de nutrição em uma instituição privada. A atividade foi realizada no pátio da Faculdade, tendo como público alunos, professores e demais funcionários. Utilizaram-se os métodos laboratorial e expositivo e recursos como folders, banners, além de degustação de preparações, para abordagem do conceito de PANC, sua importância nutricional, e dimensões culturais e sociais do seu resgate.
Resultados Todos os alunos fizeram o exercício de interdisciplinaridade através de levantamento bibliográfico, estudo independente, elaboração de planos de atividade, materiais educativos (folders, cartazes, painéis) e pré e pós teste sobre o conhecimento do público em relação às PANCs (questionários fechados). Em todos os períodos, os alunos conseguiram abordagem significativa do público alvo e realizar atividade educativa com o mesmo. A atividade cumpriu com o objetivo da interdisciplinaridade.
Análise Crítica As Diretrizes Curriculares Nacionais propõem metodologias de ensino que tornem os alunos protagonistas do próprio processo de aprendizagem, e além disso, a busca pela superação do ensino fragmentado em disciplinas, com vistas a formação do profissional apto a atuar de forma crítica, coletiva e integradora nos complexos contextos sociais. Desta forma a interdisciplinaridade se constitui como alternativa na construção e promoção da integralidade no ensino da saúde coletiva.
Conclusões e/ou Recomendações Na experiência relatada a interdisciplinaridade possibilitou a imersão dos estudantes em práticas integradoras de dimensões biológicas, sociais e culturais. Falar sobre PANC por diferentes olhares permitiu diálogos e construções transversais de conhecimento, uma vez que a comunidade acadêmica envolvida na ação caracterizou-se por estudantes e professores de diferentes cursos.
|