Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13f - Práticas de ensino em saúde 2

24296 - INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE NUTRIÇÃO NA ABORDAGEM DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS
INGRYD GARCIA DE OLIVEIRA - UFG, LARISSA DE FARIAS ALVES - FUG


Período de Realização
A experiência relatada no presente trabalho foi realizada no mês de novembro no ano de 2017.


Objeto da Experiência
Promover a interdisciplinaridade na construção do conhecimento acerca das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC).


Objetivos
Possibilitar a abordagem dos conteúdos de forma interdisciplinar. Além de instigar os estudantes às práticas de educação alimentar e nutricional que dialogassem e promovessem o interesse de alunos e professores da instituição pelo tema abordado.


Metodologia
Realizou-se a experiência no contexto das disciplinas de Nutrição e Dietética e Educação Nutricional, do curso de nutrição em uma instituição privada. A atividade foi realizada no pátio da Faculdade, tendo como público alunos, professores e demais funcionários. Utilizaram-se os métodos laboratorial e expositivo e recursos como folders, banners, além de degustação de preparações, para abordagem do conceito de PANC, sua importância nutricional, e dimensões culturais e sociais do seu resgate.


Resultados
Todos os alunos fizeram o exercício de interdisciplinaridade através de levantamento bibliográfico, estudo independente, elaboração de planos de atividade, materiais educativos (folders, cartazes, painéis) e pré e pós teste sobre o conhecimento do público em relação às PANCs (questionários fechados). Em todos os períodos, os alunos conseguiram abordagem significativa do público alvo e realizar atividade educativa com o mesmo. A atividade cumpriu com o objetivo da interdisciplinaridade.


Análise Crítica
As Diretrizes Curriculares Nacionais propõem metodologias de ensino que tornem os alunos protagonistas do próprio processo de aprendizagem, e além disso, a busca pela superação do ensino fragmentado em disciplinas, com vistas a formação do profissional apto a atuar de forma crítica, coletiva e integradora nos complexos contextos sociais. Desta forma a interdisciplinaridade se constitui como alternativa na construção e promoção da integralidade no ensino da saúde coletiva.


Conclusões e/ou Recomendações
Na experiência relatada a interdisciplinaridade possibilitou a imersão dos estudantes em práticas integradoras de dimensões biológicas, sociais e culturais. Falar sobre PANC por diferentes olhares permitiu diálogos e construções transversais de conhecimento, uma vez que a comunidade acadêmica envolvida na ação caracterizou-se por estudantes e professores de diferentes cursos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360