27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13f - Práticas de ensino em saúde 2 |
23027 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: UMA NOVA ABORDAGEM DOS PROCESSOS DE ESTÁGIO NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA PATRICK WESTPHAL - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, ANGELA SOELY RAYMUNDO PAULI - PREFEITURA, DIANE RIBEIRO SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, ÉRICA OLIVEIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, KAROLINE ANTUNES TAVARES - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, JÉSSICA CRISTIANE MARTINS - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, JULIANA MELLO BATISTA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, KARLA LIZANDRA CHALÓ DOS SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, RULIAN GABRIEL COSTA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, MARIA DO CARMO HIRT SANTOS RODRIGUES - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA
Período de Realização A experiência teve início em julho/2017 a dezembro/2017
Objeto da Experiência Propor uma nova abordagem do processo de estágio no âmbito da vigilância sanitária do município de Ponta Grossa.
Objetivos Promover a inserção do estagiário multiprofissional na rotina da vigilância sanitária, oferecendo espaço critico-reflexivo para desenvolvimento de ações educativas e de prevenção nas diferentes áreas de atividade, promovendo a integração ensino-serviço e consequente qualificação do serviço.
Metodologia Foram realizadas reuniões semanais entre estagiários e profissionais da Vigilância Sanitária (VISA), a partir da problematização dos contextos da VISA e com base em conceitos da Metodologia Ativa, a cada reunião eram realizadas avaliações crítico-reflexivas das atividades e da participação de cada estagiário. Além disso, foi realizada uma pesquisa direcionada a avaliar o processo, motivação do estágio e o perfil sócio econômico dos estagiários do setor.
Resultados As reuniões fomentaram diversas atividades educativas, como, a participação da VISA nas apresentações do 5º Congresso de Educação do Município, palestras nas áreas de segurança do trabalhado, atividades de interesse à saúde, higiene e segurança alimentar. Foram produzidos também protocolos de abordagem de surtos alimentares, materiais informativos, roteiros de pré-inspeção para algumas atividades fiscalizadas e otimização na triagem de processos.
Análise Crítica A falta de um programa de estágio na VISA, na seleção, condução e direcionamento dos estudantes no serviço, implica em baixa motivação e falta de devolutiva destes alunos ao serviço, muitas vezes sendo subutilizados. Além disso, a preocupação e o entendimento que estes profissionais atuam como multiplicadores fomentaram essa nova abordagem dos estudantes no setor. As atividades e as avaliações permitiram qualificar os estagiários lotados no VISA.
Conclusões e/ou Recomendações As ações da VISA não devem se limitar a função normativa/fiscalizadora, resultando numa imagem negativa pela população, assim, é importante reconhecer o estagiário como parte do processo de trabalho e não como mão de obra barata, objetivando a integração ensino-serviço. Foram produzidas ações educativas, focadas na prevenção e educação, preparando estudantes críticos, participativos, aptos a trabalhar em equipe e fomentando a busca de soluções.
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