Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13f - Práticas de ensino em saúde 2

22695 - POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO EM SAÚDE
PAULA SUSÉLI SILVA DE BEARZI - UFRGS, ALINE BLAYA MARTINS DE SANTA HELENA - UFRGS, RENATO JOSÉ DE MARCHI - UFRGS


Período de Realização
Fevereiro e Março de 2017.


Objeto da Experiência
Planejamento e desenvolvimento da disciplina Planejamento e Gestão do Cuidado com os alunos da Residência Integrada em Saúde Bucal da UFRGS.


Objetivos
Promover aprendizagens significativas buscando articular conhecimentos, habilidades e atitudes para a realização de ações contextualizadas frente aos problemas, além de desenvolver uma criticidade capaz de transformar as práticas em saúde bucal.


Metodologia
As estratégias educacionais utilizaram os conhecimentos prévios dos estudantes como ponto de partida para a construção de novos saberes e para a reflexão sobre a prática do trabalho na atenção à saúde, estando ancorada na abordagem construtivista. Utilizamos ferramentas de trabalho com famílias e o tema da Clínica Ampliada permeou os encontros, sendo trabalhado a partir de metodologias ativas, tais como: Processo do incidente; Aprendizagem baseada em problema; Aplicação de um jogo; Simulação.


Resultados
A proposta teve uma resistência inicial da turma, mas posteriormente mostrou-se capaz de gerar integração e proximidade entre os alunos, além de despertar o interesse e o envolvimento com as temáticas propostas, sendo bem avaliada pela turma. Além disso, a mestranda pôde desenvolver atividades docentes explorando metodologias que ainda estão distantes da maioria dos espaços de ensino, potencializando o seu aprendizado acadêmico


Análise Crítica
Foi possível realizar um exercício de respeito frente às diferentes perspectivas com foco na ampliação das capacidades de negociação e pactuação dos grupos. A busca por referenciais na literatura e o desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo aplicados às situações problema do cotidiano pôde incluir as dimensões subjetiva e social, a fim de construir uma abordagem clínica não restrita apenas à dimensão biológica, aproximando-se dos pressupostos da Clínica Ampliada.


Conclusões e/ou Recomendações
Acreditamos que um importante investimento foi feito na qualificação e ampliação da potência dos encontros, a partir do desenvolvimento das capacidades críticas e criativas, promovendo deslocamentos importantes, tanto para a mestranda quanto para os residentes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360