Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13f - Práticas de ensino em saúde 2

22643 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: A CONSTRUÇÃO DE DIAGNÓSTICO SITUACIONAL EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
KARINI VIEIRA MENEZES DE OMENA - UNCISAL, ERIVALDO SANTOS DE LIMA - UNCISAL, VANESSA LÔBO DE CARVALHO - UNCISAL


Período de Realização
As visitas aconteceram durante o ano de 2017 em uma Unidade Básica de Saúde de Maceió.


Objeto da Experiência
Foram objetos da experiência os processos de ensino-aprendizagem por meio da construção do diagnóstico situacional em saúde.


Objetivos
Refletir sobre a construção do diagnóstico situacional em saúde como ferramenta de ensino-aprendizagem por intermédio da integração ensino-serviço-comunidade.


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência com metodologia descritiva a partir da vivência na condição de docente, preceptor, discente e monitor da disciplina de Saúde e Sociedade IV, do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Para o trabalho de campo e construção do diagnóstico situacional em saúde, utilizou-se o método de estimativa rápida para coleta dos dados.


Resultados
O processo de ensino aprendizagem foi significante à medida que aproximou o estudante do serviço de saúde, propiciando uma ampla visão dos processos de trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF); a visualização da importância da educação permanente e continuada; e do uso das ferramentas de gestão para o fortalecimento do controle social bem como do território como potente espaço para compreensão da realidade sócio-econômico-cultural o que favorece as ações de planejamento.


Análise Crítica
A formação para o SUS carece de metodologias inovadoras, que problematize as experiências vividas no cotidiano da formação e no trabalho das equipes de saúde, levando todos os envolvidos a se debruçar sobre a realidade dos processos de trabalho, nesse sentido, as metodologias ativas se mostram como uma opção, e como um recurso fundamental, superando o modelo no qual o aluno é apenas receptor de informações e pautando um modelo no qual ele é protagonista do ensino-aprendizagem.


Conclusões e/ou Recomendações
Faz-se necessário que o estudante da saúde seja inserido desde os períodos iniciais do curso nos processos de trabalho do SUS em caráter vivencial e observacional (realizando a territorialização e refletindo sobre os determinantes sociais) e evoluindo para um caráter avaliador/diagnosticador/planejador (elaborando o diagnóstico situacional e buscando intervir na realidade encontrada).

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360