27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13f - Práticas de ensino em saúde 2 |
22604 - A METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS RESIDENTES EM SAÚDE DA FAMÍLIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA MARINA GONÇALVES DE SANTANA - FESF/FIOCRUZ, CAMILA CONCEIÇAO SANTANA - FESF/FIOCRUZ, RENATA SOUZA OLIVEIRA - FESF/FIOCRUZ
Período de Realização O período de vivência foi de março a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Usou-se o portfólio com a produção de narrativas onde o residente expõe críticas e reflexões mais significativas em suas experiências do cotidiano.
Objetivos Relatar a experiência vivenciada por duas enfermeiras que ingressaram em uma Residência, cujo processo de ensino aprendizagem baseia-se nas metodologias ativas utilizando a espiral construtivista que estimula o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência de duas enfermeiras residentes em Saúde da família em atuação na ESF Nova Aliança, no município de Camaçari – BA, acerca da formação baseada na utilização da metodologia ativa no processo de ensino aprendizagem, motivadas pela percepção do grande potencial desta em transformar os sujeitos, aguçando sua capacidade de criar, pensar, refletir e agir de maneira cada vez mais autônoma e consciente, tornando-se mais comprometidas com as necessidades do SUS.
Resultados As residentes vivenciaram propostas pedagógicas que fomentam a postura crítica-reflexiva, colaborando para educação permanente. A prática integrada multiprofissional assegura as estratégias de atuação no SUS como uma forma de reorganização do serviço de saúde, fortalecendo o reconhecimento do contexto social para melhores ações de cuidado. A metodologia ativa provoca a discussão de paradigmas nas formações e a analisar a necessidade de se repensar como se dá a educação para o trabalho na saúde.
Análise Crítica Provenientes da formação Cartesiana, fazer parte de um processo onde o residente é ator do seu conhecimento é um desafio. O modelo pedagógico do Programa de Residência da FESF traz reflexões positivas para as residentes, fortalecendo a autonomia, ampliando um raciocínio clínico e um olhar biopsicossocial do usuário do serviço de saúde. Vivenciar técnicas inovadoras no cuidado, consolidado pelos princípios da Reforma Sanitária e do SUS, é reconhecido como um objetivo dessa modalidade de formação.
Conclusões e/ou Recomendações A metodologia ativa é discernida como uma modalidade que não só se discute teorias e conceitos, mas configura o pensar crítico e troca de saberes, partindo-se da elaboração de estratégias para resolução de problemas em consonância ao contexto sociocultural, político e econômico. Perante a isto, uma das lições aprendidas foi ampliar um olhar mais ponderado acerca do ser humano e seu modo de levar a vida e da importância do saber promover saúde.
|