27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13d - Saúde, trabalho e educação no SUS |
29116 - DIFICULDADES E NECESSIDADES IDENTIFICADAS NA RELAÇÃO ENSINO- SERVIÇO: UM OLHAR MULTIFACETADO. MARSAM ALVES DE TEIXEIRA - IMESF-PORTO ALEGRE, ARTHUR ALVES DE TEIXEIRA - IMESF-PORTO ALEGRE, REJANE MALAGGI - IMESF-PORTO ALEGRE
Período de Realização O presente trabalho transcorreu nos meses de abril, maio,
e junho de 2017.
Objeto da Experiência Discentes, docentes, supervisores de estágio da
graduação e preceptores de residências da UFRGS atuantes nos serviços de saúde de
Porto Alegre.
Objetivos Levantar demandas relacionadas à relação ensino-serviço com o
intuito de subsidiar ações do PET GRADUA SUS que qualifiquem a atuação do
supervisor e preceptor, fomentando mudanças na grade curricular dos cursos da saúde
assim como qualificando a formação destes profissionais.
Metodologia A necessidade de tal levantamento foi identificada por membros do
PET GRADUA SUS, o qual organizou um espaço onde se propôs a formação de sete
grupos com aproximadamente 8 pessoas cada para discutir o que se entendia por
supervisão e preceptoria, as dificuldades enfrentadas na relação ensino-serviços, e
sugestões para qualificar esta relação. O encontro propôs uma formato de trabalho
baseado em uma metodologia ativa, e contou com um facilitador em cada um dos
grupos.
Resultados Temas a serem trabalhados junto aos preceptores: Manejo do tempo; Educação Permanente; Trabalho multiprofissional; Planos de ensino; Conceitos de campo e núcleo; Papel do preceptor. Sugestões: Estabelecer reuniões de preceptores; Trabalhar com os professores os fluxos e protocolos locais; Fortalecer a relação ensino-serviço. Dificuldades: Falta de remuneração e certificação do preceptor; Falta de objetividade; Afastamento dos docentes da realidade; Dificuldade de associar a prática com a teoria.
Análise Crítica Considera-se fundamental a visão dos profissionais de saúde que acompanham os alunos nos campos de estágio e auxiliam na identificação de fragilidades na formação acadêmica. A participação de diversos atores neste processo tornou o momento rico e proporcionou um espaço de produção de saber baseado em vivências diversificadas. Tais elementos subsidiarão futuras mudanças e fomentou a construção de um projeto de extensão com o objetivo de qualificar o trabalho do supervisor e preceptor.
Conclusões e/ou Recomendações Levar em consideração uma percepção
externa à universidade e o olhar de profissionais que trabalham na assistência é
fundamental para a qualificação da formação e fortalecimento da relação ensino-
serviço, estimulando e comprometendo os trabalhadores da saúde com a formação
profissional. Faz-se necessário investir em mudanças na formação dos cursos visando as
demandas e necessidades da população.
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