27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13d - Saúde, trabalho e educação no SUS |
28494 - EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCENTE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS ARTICULADAS: UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA O SUS FABÍOLA TEIXEIRA DOS SANTOS - UFMG
Período de Realização Entre os dias 13/09/2017 até 29/11/2017, totalizando 45 horas de aula.
Objeto da Experiência O Estágio Docente I na disciplina Ciência Sociais Articuladas, cursada no mestrado em Odontologia, área de concentração Saúde Coletiva da UFMG.
Objetivos Conhecer a concepção do processo saúde/doença na visão dos alunos de graduação em odontologia e discutir o acesso aos serviços de atenção primária à saúde. Analisar o impacto gerados nos estudantes ao se deparar com a estrutura do SUS/BH visto que muitas vezes foi sua primeira às unidades de saúde.
Metodologia A disciplina abordou o processo saúde/doença e determinantes sociais, acesso ao SUS, através de leitura de textos e discussão em grupo na sala de aula. Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo realizou duas visitas a uma das unidades básicas de saúde das regionais Nordeste, Venda Nova e Norte. No encerramento, os grupos apresentaram em sala de aula um seminário final quando foi escolhida uma experiência desenvolvida na disciplina e considerada por eles como a mais relevante.
Resultados Na apresentação dos seminários identificou-se como os alunos absorveram temas como determinantes sociais, vulnerabilidade, acesso, processo saúde/doença. Constatou-se como ampliou a concepção de cada grupo sobre os temas trabalhados. Os alunos começaram a perceber os fatores sociais como causa/efeito do processo saúde doença e a importância dos serviços prestados pela atenção básica para a vida dos usuários, e eles próprios, começam a se identificar como usuário do SUS.
Análise Crítica No que se refere ao processo saúde/doença, é essencial formar profissionais de saúde que não apenas tratem a doença, mas que identificam os vários determinantes que afetam esse processo e saibam combatê-los. Assim, é de fundamental importância disciplinas como esta que trabalhe desde o início do curso a perspectiva ampliada de saúde, em uma demonstração que é possível transformar a formação desses novos profissionais para que contribuam com a luta por uma saúde coletiva.
Conclusões e/ou Recomendações Percebemos que durante a disciplina desse estágio docente houve uma aproximação do aluno da graduação de Odontologia com temas importantes para o fortalecimento da Saúde Coletiva. Logo, é de suma importância que disciplinas como essa, façam cada vez mais parte da grade curricular dos cursos de formação de profissionais de saúde dispostos a contribuir com o serviço de saúde na atenção primária oferecido pelo SUS.
|