27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13d - Saúde, trabalho e educação no SUS |
27804 - PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: A ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DE GESTANTES COM DOENÇA FALCIFORME LORENA DOS SANTOS ARAUJO - FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E INSTITUTO GONÇALO MONIZ / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ/BAHIA), UEIGLA BATISTA DA SILVA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ELIENE ALMEIDA SANTOS - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, FABIOLA AZEVEDO ARAÚJO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E AMBULATORIO MUNICIPAL ESPECIALIZADO EM DOENÇA FALCIFORME E HEPATITES VIRAIS, SILVIA LÚCIA FERREIRA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, DALILA LUCIOLA ZANETTE - INSTITUTO GONÇALO MONIZ / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ/BAHIA)
Período de Realização Projeto de extensão em curso, com início das práticas de educação em saúde em novembro de 2017.
Objeto da Experiência Projeto de extensão universitária permanente, desenvolvido por meio de práticas de educação em saúde para gestantes com doença falciforme.
Objetivos Relatar a experiência de práticas educativas em saúde como instrumento potencializador para o autocuidado de gestantes com doença falciforme, através de um projeto de extensão desenvolvido no Ambulatório Especializado de uma Maternidade de Referência no município de Salvador.
Metodologia Relato de experiência de um projeto de extensão desenvolvido por discentes de Pós Graduação em Enfermagem, sob a coordenação de uma docente da Escola de Enfermagem da UFBA. São realizadas rodas de conversas na sala de espera do Ambulatório, com abordagem de temas sobre os cuidados durante a gravidez, parto e pós parto. Participam gestantes com doença falciforme de todos os trimestres de gestação, oriundas de diversos bairros do munícipio de Salvador e do interior do Estado da Bahia.
Resultados As práticas de autocuidado durante a gestação na doença falciforme foram amplamente discutidas com as gestantes, estimulando-as na adoção de hábitos mais saudáveis que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. Quanto às experiências de aprendizagem para as acadêmicas, identificou-se o desenvolvimento de habilidades de comunicação e interação, de um olhar diferenciado, bem como a troca de experiência e amadurecimento acadêmico e pessoal.
Análise Crítica A gestante com doença falciforme pode ter inseguranças e desconhecimento sobre esta nova fase de sua vida, fatores que podem influenciar diretamente no enfrentamento da dimensão clínica. O desconhecimento de profissionais sobre a gestação na doença falciforme e sobre qual a melhor abordagem a ser tomada, permitem a concretização dos os agravamentos. O objetivo dessas práticas educativas é proporcionar uma melhor qualidade de vida, autoconfiança e melhor entendimento sobre sua nova fase de vida.
Conclusões e/ou Recomendações A realização de práticas de educação em saúde através de rodas de conversa proporciona a troca de informações entre profissionais de enfermagem, que podem desenvolver habilidades de comunicação e interação. Os relatos nas rodas de conversa descritos pelas gestantes com doença falciforme, fortalecem a percepção de que o conhecimento traçado no processo educativo para a prática do autocuidado as estimula a desenvolver hábitos mais saudáveis.
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