27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13d - Saúde, trabalho e educação no SUS |
26487 - FORMAÇÃO PARA O TRABALHO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DE UM NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) CASSIA GARCIA GOMES - CAPS ITAPEVA, ANA STELLA DE AZEVEDO SILVEIRA - CAṔS ITAPEVA E MEMBRO EFETIVO DO DEPSM/ ABENSP, DENISE DIBA - CAPS ITAPEVA, IARA MOURADIAN PEDÓ - CAPS ITAPEVA E NUPLIC - PUC SP, LUCAS HANGAI SIGNORINI - CAPS ITAPEVA E PPG DO PSA - IP - USP, PATRÍCIA BURGOS DE OLIVEIRA LEITE - CAPS ITAPEVA E PPG DO PSC - IP - USP, JACQUELINE VICTORIA NUNES SANTORO - CAPS ITAPEVA E MEMBRO EFETIVO DO DEPSM/ ABEN-SP
Período de Realização Funcionamento do NEP - CAPS Itapeva entre 1 março de 2015 a 15 de fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência Trabalhos desenvolvidos por um Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) de um CAPS, componente da RAPS de um município de SP.
Objetivos Apresentar a sistematização das atividades do NEP, que viabilizam qualificar, ampliar e refletir sobre as ações formativas desenvolvidas neste CAPS, contribuindo na formação de novos profissionais para o trabalho em saúde mental no SUS.
Metodologia O NEP, existente desde a década de 80, atualmente é composto por alguns profissionais da equipe multiprofissional que se reúnem semanalmente para planejar e acompanhar programas de aprimoramento, residências, estágios, cursos e visitas que acontecem no CAPS. Tais profissionais contam com supervisão mensal junto ao Instituto de Psicologia da USP, para aprofundar discussões sobre função formativa de um serviço do SUS. A formação se dá pelo trabalho cotidiano, exigindo aproximação de toda a equipe.
Resultados O NEP recebeu 40 estagiários e 23 aprimorandos de Psicologia, 1 aprimorando de S. Social, 24 residentes multiprofissionais de Serviço Social, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Psicologia, 4 residentes de Psiquiatria, 7 estagiários de T.O. e 1 de Medicina, que se envolveram sobretudo em atividades de apoio matricial, acolhimento, geração de renda, oficinas e grupos, de modo a apresentar os CAPS como serviços em constante articulação em rede, implicados na Reforma Psiquiátrica e no SUS.
Análise Crítica A recepção de estudantes e profissionais em formação exige constante qualificação da equipe para transmissão cotidiana de fundamentos das práticas, para que vivência se solidifique como experiência crítica de atuação e perpetuação de princípios do SUS e da Atenção Psicossocial. Embora nem todos trabalhem no SUS posteriormente, afirmam importância da formação em CAPS para práticas noutras áreas. Toma-se como desafio diversificar formação em categorias profissionais - há concentração na Psicologia.
Conclusões e/ou Recomendações A abertura deste CAPS para ações formativas possibilita fortalecer aproximações com o SUS e com a Reforma Psiquiátrica, temas comumente negligenciados nas graduações em saúde. A presença de estudantes e profissionais em formação contribui para reflexão constante da equipe sobre suas próprias práticas, impulsionando transformações no serviço. A educação continuada da equipe do CAPS permanece como desafio para o NEP.
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